Mundo

Vulcão pode obrigar 28 mil pessoas a deixarem suas casas

O Popocatépetl fica no Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan e seu cume atinge 5.482 metros de altura

"Os moradores estão em alerta, mas não com medo, porque estão acostumados a viver com o vulcão", disse o prefeito de San Nicolas de los Ranchos (Wikimedia Commons)

"Os moradores estão em alerta, mas não com medo, porque estão acostumados a viver com o vulcão", disse o prefeito de San Nicolas de los Ranchos (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 10h39.

Brasília – No México, o Vulcão Popocatépetl, localizado a 60 quilômetros da capital do país, provocou nos últimos dias um alerta amarelo, nível 3, e gerou também a advertência de evacuação de 15 áreas vizinhas, nas quais vivem cerca de 28 mil pessoas. Nas últimas horas, o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred) registrou que o vulcão eliminou vapor e cinzas.

O secretário do governo de Puebla, uma das cidades em volta do vulcão, Fernando Manzanilla, suspendeu por 48 horas as aulas dos 1.493 alunos de uma escola próxima ao Popocatépetl. O colégio está em um raio de 12 quilômetros em volta da cratera do vulcão. Em Puebla, há um plano de evacuação caso seja dado o alerta vermelho, que é o máximo.

"Os moradores estão em alerta, mas não com medo, porque estão acostumados a viver com o vulcão", disse o prefeito de San Nicolas de los Ranchos, Victoriano Melendez de la Rosa. Segundo ele, os moradores “já sabem o que fazer” em caso de ameaça maior.

O Popocatépetl fica no Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan e seu cume atinge 5.482 metros de altura. O nome do vulcão significa montanha de fumaça no dialeto nahuatl, um dos falados por povos indígenas mexicanos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisVulcõesMéxico

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher