Mundo

Washington evacua edifícios após terremoto

Capitólio e a Casa Branca tiveram que ser esvaziados após o tremor; ilha onde Obama passa férias também foi atingida

Helicóptero voa perto de monumento em Washington, procurando por rachaduras causadas pelo tremor  (Chip Somodevilla/Getty Images)

Helicóptero voa perto de monumento em Washington, procurando por rachaduras causadas pelo tremor (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2011 às 18h25.

Washington - O terremoto de 5,9 graus na escala Richter que atingiu nesta terça-feira Washington obrigou a evacuação dos edifícios públicos da capital, sem que até o momento se tenha informado sobre vítimas mortais ou feridos.

Os edifícios públicos, incluindo o Capitólio e museus, foram evacuados e fechados temporariamente enquanto se examinam se eles se encontram em perfeitas condições. "Eles continuarão fechados pelo tempo que for necessário", indicaram fontes policiais à Agência Efe.

A Prefeitura de Washington foi isolada, assim como evacuaram a Casa Branca e suas imediações, inclusive turistas da praça de Lafayette.

O Pentágono também foi evacuado temporariamente, embora os funcionários já voltaram a seus escritórios, segundo confirmou à Efe um porta-voz do Departamento de Defesa.

O terremoto, cuja intensidade havia sido calculada inicialmente em 5,8 graus Richter, ocorreu às 13h51 do horário local (14h51 de Brasília), a uma profundidade de 6 quilômetros.

O epicentro foi situado a 15 quilômetros ao sul da cidade de Mineral (Virgínia) e a 54 quilômetros a noroeste da capital do estado, Richmond.

O terremoto também foi percebido na Carolina do Norte e em Washington DC, a capital do país, onde os funcionários de edifícios oficiais como o Capitólio e a Casa Branca foram retirados.

Os funcionários do Pentágono, cujas instalações se encontram nos arredores de Washington, no estado da Virgínia, também foram orientados a deixar o prédio.

Segundo confirmou a Casa Branca, o terremoto também foi sentido em Martha's Vineyard, em Massachusetts (EUA), onde o presidente americano, Barack Obama, está passando suas férias.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)Terremotos

Mais de Mundo

EUA revoga visto de presidente da Colômbia por atos 'incendiários' durante protestos em Nova York

França retoma julgamento da Air France e da Airbus pelo acidente do voo Rio-Paris em 2009

Simpatia entre Lula e Trump não será determinante nas relações entre os países, diz Sérgio Fausto

Pela 1ª vez desde 2018, Coreia do Norte envia delegação de alto nível para a Assembleia Geral da ONU