Mundo

Xi diz a Biden que 'crise' na Ucrânia não é do interesse de ninguém

As relações entre Estados não podem avançar para um clima de confrontação, disse Xi a Biden em uma videoconferência

Xi e Biden: o presidente da China também afirmou que os países têm de guiar suas relações bilaterais pelo caminho correto (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Xi e Biden: o presidente da China também afirmou que os países têm de guiar suas relações bilaterais pelo caminho correto (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de março de 2022 às 12h35.

Última atualização em 18 de março de 2022 às 13h51.

O presidente da China, Xi Jinping, disse ao seu homólogo dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta sexta-feira, 18, que conflitos e confrontos como os eventos que se desenrolam na Ucrânia não interessam a ninguém, de acordo com a mídia estatal chinesa.

As relações entre Estados não podem avançar para um clima de confrontação, disse Xi a Biden em uma videoconferência. "A crise na Ucrânia é algo que não queremos ver", disse Xi. O presidente chinês não usou a palavra guerra para se referir falar do conflito.

Ele também afirmou que a China e os EUA têm de guiar suas relações bilaterais pelo caminho correto e que os dois países também devem carregar suas devidas responsabilidades internacionais e fazer esforços pela paz mundial.

O líder chinês também disse que a guerra na Ucrânia precisa acabar o mais rápido possível. "As principais prioridades agora são continuar o diálogo e as negociações, evitar baixas civis, prevenir uma crise humanitária, cessar os combates e acabar com a guerra o mais rápido possível", disse Xi a Biden em uma videochamada, segundo a imprensa estatal.

Todas as partes devem apoiar conjuntamente o diálogo e as negociações entre Rússia e Ucrânia, e os Estados Unidos e a Otan também devem conduzir conversas com a Rússia para resolver o "crucial" da crise na Ucrânia e resolver as preocupações de segurança tanto da Rússia quanto da Ucrânia, disse Xi, segundo a mídia estatal.

A ligação entre os presidentes foi de menos de 2 horas, informou a Casa Branca.

Acompanhe tudo sobre:ChinaGuerrasJoe BidenRússiaVladimir PutinXi Jinping

Mais de Mundo

Tarifaço de Trump: decreto erra taxa para o Japão e faz alíquota subir de 15% para até 41%

Quem é dono da Faixa de Gaza? E quem já mandou no território? Relembre

Conheça vítimas do 11 de Setembro identificadas quase 24 anos após os atentados

Peru diz que não há ‘nenhuma discussão’ sobre soberania de ilha em fronteira com Brasil