Mundo

Xi Jinping elogia Kim Jong Un por cúpula com Trump e promete apoio

O presidente chinês destacou o saldo positivo da cúpula histórica entre Kim e Trump sobre a desnuclearização da península coreana

Esta é a terceira viagem do líder norte-coreano à China neste ano (Xinhua/Reuters)

Esta é a terceira viagem do líder norte-coreano à China neste ano (Xinhua/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de junho de 2018 às 12h06.

Última atualização em 19 de junho de 2018 às 12h07.

Pequim - O presidente da China, Xi Jinping, cobriu de elogios o líder norte-coreano, Kim Jong Un, que visita o país nesta terça-feira, louvando o resultado "positivo" de sua cúpula histórica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e prometendo uma amizade inabalável.

Ao receber Kim em sua terceira viagem à China neste ano, e uma semana depois da reunião com Trump em Singapura, Xi disse que seu país está disposto a continuar desempenhando um papel positivo na promoção do processo de paz da península coreana.

A visita de Kim foi o mais recente de uma série de contatos diplomáticos, e, diferentemente de suas duas visitas anteriores à China, o governo anunciou sua presença enquanto ele estava no país, ao invés de fazê-lo após sua partida.

Xi disse a Kim estar muito feliz de ver o resultado "positivo" de sua reunião com Trump e com o consenso importante a que se chegou quanto à desnuclearização e à criação de um mecanismo de paz duradouro, segundo a mídia estatal chinesa.

"Independentemente das mudanças na situação internacional e regional, a posição resoluta do partido e do governo da China de se dedicar a consolidar e desenvolver as relações sino-coreanas não mudará", afirmou Xi, segundo a mídia.

"A amizade do povo chinês pelo povo norte-coreano não mudará, e o apoio da China à Coreia do Norte socialista não mudará", acrescentou.

Kim disse a Xi que espera trabalhar com a China e outros parceiros para impulsionar o processo de paz, informou a televisão estatal chinesa.

Embora não tenha sido anunciada como uma visita de Estado, a China ofereceu a Kim a maioria das formalidades de uma delas, como uma cerimônia de boas-vindas com uma guarda de honra no Grande Salão do Povo em Pequim.

Xi cumprimentou Kim calorosamente, e as imagens foram exibidas na televisão estatal. Os dois estavam acompanhados de suas esposas.

Xi se disse satisfeito com a decisão da Coreia do Norte de promover reformas econômicas, acrescentando que a reforma e o processo de abertura da própria China abriram os olhos do povo chinês ao mundo.

Até o início da noite a mídia estatal norte-coreana ainda não havia mencionado a visita de Kim.

Uma viagem de Kim à China para debater sua cúpula com Trump era algo já esperado em círculos diplomáticos. Pequim é a mais importante aliada diplomática e econômica da Coreia do Norte, mas demonstrou irritação com seus testes nucleares e de mísseis.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesChinaCoreia do NorteDiplomaciaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unTestes nuclearesXi Jinping

Mais de Mundo

Lula diz que irá ao enterro de Mujica no Uruguai após voltar da China

UE aprova novas sanções contra Rússia, incluindo mais navios de sua frota paralela

Rússia confirma que sua delegação viajará a Istambul para negociações com Kiev

Houthis reivindicam terceiro ataque com mísseis contra aeroporto de Tel Aviv