Mundo

Xi Jinping: relação com Rússia é garantia de paz mundial

"China e Rússia ervem como uma importante e confiável garantia de paz e equilíbrio estratégico internacional", afirmou o novo presidente chinês


	Xi Jinping discursou no Instituto de Relações Internacionais de Moscou, um dia após ter se encontrado com o presidente russo, Vladimir Putin
 (Sergei Ilnitsky/Reuters)

Xi Jinping discursou no Instituto de Relações Internacionais de Moscou, um dia após ter se encontrado com o presidente russo, Vladimir Putin (Sergei Ilnitsky/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2013 às 12h43.

Moscou - Em sua primeira viagem ao exterior, o novo presidente chinês, Xi Jinping, saudou neste sábado os laços entre Rússia e China como garantia da paz mundial. "As fortes relações entre China e Rússia estão em um nível elevado que não só responde aos nossos interesses, mas servem como uma importante e confiável garantia de paz e equilíbrio estratégico internacional", afirmou Xi Jinping.

Ele discursou no prestigioso Instituto de Relações Internacionais de Moscou, um dia após ter se encontrado com o presidente russo, Vladimir Putin, e supervisionado a assinatura de uma série de acordos de energia e outros setores. "A relação dos chineses com os russos é uma das relações bilaterais mais importantes do mundo. É a melhor entre as relações bilaterais de grandes potências", continuou o líder chinês.

Ainda hoje, o presidente chinês deve se reunir com o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, como parte da visita de três dias ao país. Antes inimigos durante a Guerra Fria, Moscou e Pequim aumentaram a cooperação nos últimos anos para contrabalançar a dominância global dos Estados Unidos.

No Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), China e Rússia vetaram as resoluções que impunham sanções ao regime do presidente sírio, Bashar Assad, envolvido em um conflito sangrento com a oposição que já dura dois anos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaChinaRússia

Mais de Mundo

China é o maior mercado de sorvetes do mundo e está de olho no Brasil

Lula terá de ceder em etanol e minerais críticos para tentar reverter tarifas de Trump, diz Eurasia

Da escada rolante ao alto-falante: ONU abre investigação após Trump dizer ter sido alvo de sabotagem

Eslovênia proíbe entrada de Netanyahu no país por supostos crimes de guerra em Gaza