Mundo

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi ganhou notoriedade quando leu a rejeição de Nelson Mandela à oferta de liberdade do então presidente sul-africano, P.W. Botha, em 1985

Zindzi Manela, filha de Nelson Mandela: Zindzi Mandela é filha da ativista anti-apartheid Winnie Madikizela-Mandela (Phil McCarten/Reuters)

Zindzi Manela, filha de Nelson Mandela: Zindzi Mandela é filha da ativista anti-apartheid Winnie Madikizela-Mandela (Phil McCarten/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de julho de 2020 às 09h53.

Última atualização em 13 de julho de 2020 às 09h57.

 Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu, disse o porta-voz do partido governista do país Congresso Nacional Africano (CNA) nesta segunda-feira.

Zindzi Mandela, cuja mãe foi a ativista anti-apartheid Winnie Madikizela-Mandela, ganhou notoriedade internacional quando leu a rejeição de Nelson Mandela à oferta de liberdade do então presidente sul-africano, P.W. Botha, em 1985.

A emissora estatal SABC disse que Zindzi, de 59 anos e que atuava como embaixadora da África do Sul na Dinamarca, morreu em um hospital de Johanesburgo. Não foi informada a causa da morte.

"É uma morte prematura. Ela ainda tinha um papel a desempenhar na transformação da nossa sociedade e um papel ainda maior a desempenhar no Congresso Nacional Africano", disse o porta-voz do CNA, Pule Mabe.

Mabe disse que mais detalhes serão divulgados futuramente.

A Fundação Nelson Mandela não respondeu de imediato a um pedido de comentários.

Acompanhe tudo sobre:África do SulMortesNelson MandelaRacismo

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses