Mundo

Zona do euro registra inflação anual de 2,8% em abril

Dados são da agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat

Em toda a União Europeia, a inflação anual cresceu 3,2% em abril (Pedro Armestre/AFP)

Em toda a União Europeia, a inflação anual cresceu 3,2% em abril (Pedro Armestre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2011 às 08h47.

Londres - O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 2,8% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado indica uma aceleração da inflação ante a taxa anual registrada em março deste ano, que havia sido de 2,7%. A zona do euro reúne os países que utilizam o euro como moeda.

De março para abril de 2011, o CPI registrou alta de preços de 0,6%. O núcleo do CPI - que exclui itens voláteis como energia, alimentos e tabaco - aumentou 1,6% em abril ante o mesmo mês do ano passado.

Em toda a União Europeia, a inflação anual cresceu 3,2% em abril, depois de subir 3,1% em março. Segundo a Eurostat, as menores taxas de inflação foram registradas na Irlanda, na República Checa e na Suécia. A Romênia teve a taxa mais alta, de 8,4%.

Os números da Eurostat reforçam a pressão para que o Banco Central Europeu (BCE) aperte sua política monetária, apesar da fraqueza de alguns países altamente endividados da periferia da zona do euro - como Grécia, Irlanda e Portugal. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaInflaçãoUnião Europeia

Mais de Mundo

Relação entre EUA e Brasil tem muitas diferenças a resolver, diz cônsul em SP

França prende mais quatro suspeitos pelo roubo de joias no Louvre

Rússia apoia plano de paz dos EUA, mas Ucrânia reduz proposta

Xi pressiona Trump sobre Taiwan e pede avanço em trégua comercial