Negócios

5 filmes que toda empreendedora deveria assistir

Além de uma boa ideia e muito trabalho duro, quem empreende precisa de outro ingrediente essencial: inspiração; confira a lista de filmes com histórias de sucesso e voltas por cima

Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, filme brasileiro retrata vida de Eunice e Rubens Paiva. (Ainda Estou Aqui/Divulgação)

Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, filme brasileiro retrata vida de Eunice e Rubens Paiva. (Ainda Estou Aqui/Divulgação)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 14 de janeiro de 2025 às 14h55.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2025 às 15h22.

“Ainda Estou Aqui”

Direção: Walter Salles
Um dos mais belos filmes já produzidos pelo cinema brasileiro, conta a história de Eunice Paiva, mulher aguerrida, mãe de cinco filhos que se torna advogada e ativista dos direitos humanos para provar que o regime militar capturou, assassinou e desapareceu com o corpo de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva. Fernanda Torres está sublime no papel da protagonista, que no fim da vida é vivida por Fernanda Montenegro, igualmente genial.

“É Assim que Acaba”

Direção: Justin Baldoni
Lily (Blake Lively) vive um romance dos sonhos com o neurocirurgião Ryle (Justin Baldoni). Mas aos poucos o amor vai dando lugar a um comportamento ciumento e agressivo por parte do rapaz e Lily se vê repetindo o mesmo padrão de relacionamento abusivo que testemunhou entre seus pais durante toda a infância e adolescência. A beleza deste filme está na força interior de Lily para romper com esse ciclo de violência, tornando-se mais consciente em relação ao que é o amor verdadeiro.

“Eu Não Sou um Homem Fácil”

Direção: Éléonore Pourriat
Imagine um mundo onde quem dá as cartas são as mulheres e, ao invés do machismo, o que existe é a misandria – o ódio e o desprezo pelo sexo masculino. Essa é a premissa da comédia francesa protagonizada pelo ótimo Vincent Elbaz, que no filme vive um machão mulherengo que um belo dia acorda na distopia descrita acima. O charme do filme é justamente acompanhar a “desconstrução” de Damien (Elbaz). Ao sofrer inúmeras situações de preconceito apenas por ser homem, ele passa a entender e se revoltar contra as pequenas – e grandes – violências que as mulheres vivem no dia a dia.

Joy – O Nome do Sucesso

Direção: David O. Russell
Joy Mangano é um dos maiores nomes do empreendedorismo americano. Nos anos 1990 inventou o “miracle mop”, um tipo de esfregão que torcia a água suja sem necessidade de esforço físico e se tornou fenômeno de vendas nos Estados Unidos. No filme, a história real de Joy é vivida pela atriz Jennifer Lawrence, que mostra toda as dificuldades enfrentadas pela empreendedora antes de se tornar milionária. A principal delas: ser uma mãe solo, que morava com os pais e estava cheia de dívidas e, mesmo assim, consegue virar o jogo.

Pureza

Direção: Renato Barbieri
O que é capaz de fazer e até onde pode ir uma mãe desesperada que sabe que o filho está em perigo? A maranhense Pureza Lopes de Loyola enfrentou fazendeiros, jagunços e gente perigosa para salvar o filho de um trabalho análogo à escravidão, tornando-se assim uma das maiores ativistas do combate ao trabalho escravo e ao tráfico humano do mundo. A história real dessa mulher é contada nesse filme, que traz Dira Paes em uma das interpretações mais sensíveis de sua carreira.

Acompanhe tudo sobre:Construindo futuroshub-especialhub sebraeFernanda Torres

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros