Negócios

99Taxis afasta 4 mil taxistas que receberam avaliações ruins

O 99Taxis afastou 4 mil taxistas que receberam avaliações ruins, o equivalente a 5% do total da frota cadastrada no aplicativo


	99Taxis: segundo a empresa, apenas metade dos taxistas ativos já foi avaliada pelos usuários
 (Facebook/99Taxis)

99Taxis: segundo a empresa, apenas metade dos taxistas ativos já foi avaliada pelos usuários (Facebook/99Taxis)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2016 às 09h40.

São Paulo - O 99Taxis afastou cerca de 4 mil taxistas que receberam avaliações ruins ao fim das corridas. O corte atingiu cerca de 5% da frota brasileira de 80 mil motoristas que utilizam o aplicativo para se conectar com passageiros.

De acordo com a startup, apenas a metade dos taxistas ativos já foi avaliada pelos usuários do aplicativo.

De acordo com o diretor de relações públicas da 99Taxis, Pedro Somma, a empresa reuniu as notas atribuídas pelos usuários e desligou da plataforma os motoristas com pior desempenho.

Antes de serem suspensos, segundo Somma, eles receberam notificações pelo aplicativo há mais de um mês, alertando sobre a possibilidade de descredenciamento e com sugestões sobre como eles poderiam melhorar o serviço.

"Estamos seguros em descredenciar hoje aqueles que não conseguiram mudar de comportamento", disse Somma.

Ao fim de uma viagem, o passageiro tem a possibilidade de avaliar o motorista com uma nota de um a cinco. Notas menores do que três excluem o taxista da lista daquele usuário.

Só na cidade de São Paulo, 2,5 mil profissionais - cuja avaliação média ficou abaixo de 4,2 - foram banidos do aplicativo. A cidade tem 35 mil motoristas cadastrados no aplicativo. A empresa disse que não realiza nenhum trabalho de capacitação, mas informa periodicamente o progresso das avaliações para cada motorista.

O cheiro de cigarro no veículo é a reclamação mais recorrente entre os usuários da 99Taxis que fizeram avaliações ruins de motoristas credenciados.

As queixas comuns também incluem a falta de educação dos taxistas, a escolha de um percurso mais longo do que o necessário, o ar condicionado desligado ou o cancelamento da viagem.

"Afastamos os motoristas que acabam manchando a imagem de um grupo grande de bons profissionais", diz Somma. Os taxistas afastados ficarão impedidos de usar outra vez a plataforma.

Concorrência

Fundada em 2012, a brasileira 99Taxis realiza, em média, 4 milhões de corridas por mês e está presente em mais de 350 municípios.

A iniciativa de afastar alguns motoristas faz parte da estratégia da empresa de atrair um maior número de usuários para a plataforma.

A empresa agora também permite que os motoristas concedam até 20% de desconto nas viagens.

O mercado de serviços de transporte está cada vez mais competitivo, com o Uber expandindo seus serviços no País e o anúncio, na semana passada, de que o aplicativo Easy Taxi vai oferecer um serviço de carona paga similar na cidade de São Paulo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:AppsTransportesmobilidade-urbanaTáxis99taxis

Mais de Negócios

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões

Começou sem capital e manteve a equipe intacta — hoje lidera uma gigante de US$ 17 bi