Negócios

A busca do programa certo

Os casos de fidelização de clientes da Credicard e do Pão de Açúcar

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h25.

A maior parte das empresas com programas de fidelidade estruturados é do setor financeiro, diz pesquisa da consultoria de relacionamento com clientes Peppers & Rogers. Em seguida, vêm o varejo, telecomunicações e serviços. A Credicard, maior emissora de cartões de crédito do país, com 7 milhões de cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Diners, tem programas diferenciados para cada tipo de cartão. "Para nós, fidelizar é entender o comportamento do cliente e adequar o serviço a ele", diz Fernando Chacon, vice-presidente de marketing da Credicard.

Não é fácil. Nem todo usuário é sensível às diferenças de cada cartão a Credicard oferece 160 tipos diferentes. Este é um problema comum enfrentado por empresas que têm uma base muito grande e diversificada de clientes. A falta de informação sobre as diferenças faz com que os benefícios oferecidos em troca da fidelidade nem sempre sejam aqueles que o cliente gostaria de receber e, em muitos casos, eles até passam despercebidos. "O Diners tem um plano de incentivos muito bom, mas o que as pessoas reconhecem mais é a sala VIP nos aeroportos", diz Chacon. "A partir de agora, vamos identificar os atributos que os nossos consumidores mais valorizam e não apenas sua faixa de renda para individualizar cada vez mais o atendimento." E não desperdiçar dinheiro com benefícios que nem sequer são notados.

Uma empresa que, de acordo com a cartilha da Peppers, adota uma estratégia correta é o Pão de Açúcar. O programa de relacionamento Pão de Açúcar Mais, lançado no final de 2000 pela rede paulista, embora dirigido a qualquer cliente interessado (tem 1 milhão de famílias cadastradas), aumenta os benefícios à medida que o consumidor, além de assíduo, apresenta um perfil de compra diferenciado. "Nossa estrutura tecnológica permite observar o comportamento de compra de cada cliente", diz Heloísa Morel, gerente de marketing da rede. Com o cliente platinum (privilégio de não mais que 5% da base total), o Pão de Açúcar se comunica de forma mais intensa e oferece com mais freqüência lançamentos em primeira mão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente