Negócios

Apresentado por ABB

ABB faz parte da história da indústria brasileira há 109 anos

A líder global de soluções e tecnologias para o setor celebra o Dia da Indústria e aposta em conectividade, inovação de softwares e sustentabilidade no mercado nacional

Modernização da indústria: ABB aposta em conectividade e tecnologia para melhorar o desempenho de seus clientes e reduzir emissões de gases de efeito estufa (Yagi Studio/Getty Images)

Modernização da indústria: ABB aposta em conectividade e tecnologia para melhorar o desempenho de seus clientes e reduzir emissões de gases de efeito estufa (Yagi Studio/Getty Images)

e

exame.solutions

Publicado em 25 de maio de 2021 às 11h46.

Última atualização em 25 de maio de 2021 às 12h11.

Há 109 anos no Brasil, a ABB, líder global no desenvolvimento de tecnologias e soluções para a indústria, atende as maiores empresas do país nos mais diversos segmentos, entre eles os de mineração, metalurgia, petróleo e gás, alimentos e bebidas, água e saneamento, papel e celulose, transportes e construção civil.

No Brasil, um de seus principais mercados na América Latina, a empresa participou de alguns dos maiores projetos de infraestrutura ao longo de sua história. E, para continuar exercendo papel fundamental no setor, a ABB tem apostado na modernização da indústria, especialmente em conectividade e inovação de softwares.

“Ao conectar softwares ao nosso portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, expandimos os limites da tecnologia para levar o desempenho de nossos clientes a novos níveis”, afirma Luciano Nassif, Country Holding Officer da ABB no Brasil.

Portfólio de peso

Entre as soluções de eletrificação da empresa estão inovações digitais e conectadas para sistemas de baixa e média tensão, soluções para indústrias e infraestruturas, mobilidade elétrica (EV), subestações modulares, automação residencial e predial, proteção e medição de energia, interruptores, tomadas e plugues industriais e residenciais.

Já as soluções de automação para indústrias de processo e híbridas incluem automação integrada, eletrificação e soluções digitais específicas do setor, tecnologias de controle, software e serviços avançados, assim como dispositivos de medição e análise para o mercado marítimo e de turboalimentador.

“Somos o maior fornecedor global de inversores de frequência e motores do mundo e oferecemos aos nossos clientes uma linha completa de motores elétricos, geradores, drives/acionamentos e serviços, bem como produtos de transmissão de potência mecânica e soluções integradas de powertrain digital para transporte, infraestrutura e nas indústrias de processo”, completa o executivo da ABB.

Além disso, a ABB fornece soluções integradas de automação de robótica, máquinas e fábricas, um extenso trabalho em inteligência artificial, um ecossistema de parcerias digitais e a expansão de capacidades de produção e pesquisa. “São tecnologias que possibilitam ao cliente ter mais produtividade, qualidade e segurança, com uma pegada sustentável bastante acentuada”, completa Nassif.

Mercado nacional

Para o Country Holding Officer da ABB no Brasil, há um importante potencial para a aplicação de soluções digitais de automação, robótica, soluções em infraestrutura EV, eletrificação e eficiência energética no país.

Para facilitar o acesso aos produtos e soluções de eletrificação, acionamentos e motores elétricos da companhia, a empresa criou a ABB Loja Online, plataforma de e-commerce e de relacionamento com clientes por meio de parceria com distribuidores certificados em todo o território nacional.

Criado para atender a arquitetos, engenheiros elétricos e eletricistas, manutenção, indústrias em geral e usuários finais. Com a plataforma, a ABB expande o atendimento a todas as regiões do país e aproxima o usuário final do nosso portfólio de produtos, aumentando a nossa capilaridade e disponibilidade para todo o território nacional.

Indústria de baixo carbono

Entre as soluções disponibilizadas pela empresa está a plataforma de soluções digitais ABB Ability, que combina a experiência da empresa em conectividade e inovação de softwares e viabiliza soluções que capacitam os clientes a tomar decisões em tempo real baseadas em dados para operações mais seguras e inteligentes.

Além de maximizarem a eficiência de recursos, essas soluções contribuem para um futuro de baixo carbono, tão importante para o setor. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a indústria é responsável por 37% do consumo global de energia.

Além disso, cerca de 30% da energia global é consumida em edifícios, como empreendimentos comerciais, shoppings etc. que também utilizam aplicações fundamentais para o modo de vida moderno, desde bombas industriais, ventiladores e transportadores para sistemas de fabricação e propulsão até compressores para aparelhos elétricos e sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado em edifícios.

“Um número significativo de sistemas movidos a motor elétrico industrial em operação hoje – cerca de 300 milhões em todo o mundo – é ineficiente ou consome muito mais energia do que o necessário, resultando em um desperdício monumental”, aponta Nassif.

Pesquisas independentes estimam que, se esses sistemas fossem substituídos por equipamentos otimizados e de alta eficiência, os ganhos obtidos poderiam reduzir o consumo global de eletricidade em até 10%. Isso representaria mais de 40% da redução das emissões de gases de efeito estufa necessária para cumprir as metas climáticas para 2040 estabelecidas pelo Acordo de Paris.

A ABB avalia frequentemente o impacto de seus próprios motores e drives de alta eficiência. Em 2020, a empresa apresentou uma economia de eletricidade de 198 terawatts-hora – mais da metade do consumo anual do Reino Unido.

“Estimamos que, em 2023, nossos motores e acionamentos permitirão aos clientes em todo o mundo economizar 78 terawatts-hora adicionais de eletricidade por ano, quase tanto quanto o consumo anual da Bélgica, Finlândia e Filipinas e mais do que o consumo anual total do Chile” finaliza Luciano Nassif, da ABB no Brasil.

Clique aqui para saber mais.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaSiderurgia e metalurgia

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares