Negócios

Accor anuncia o quarto diretor executivo em oito anos

Sébastien Bazin tem pela frente a difícil tarefa de corresponder às expectativas dos dois principais acionistas da Accor, que pedem mudanças na companhia


	Hotel Ibis: a marca é uma das franquias da Accor no Brasil
 (Divulgação)

Hotel Ibis: a marca é uma das franquias da Accor no Brasil (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2013 às 12h39.

São Paulo – A Accor anunciou hoje Sébastien Bazin como novo diretor executivo da empresa. Ele é a quarta pessoa a presidir a rede francesa de hotéis internacionais nos últimos oito anos. Bazin ocupa a vaga deixada por Denis Hennequin, que deixou a empresa em abril.

Philippe Citerne, que vinha exercendo a função de diretor do conselho da empresa, será o vice na gestão de Bazin. Já Yann Caillère, que desde abril presidia interinamente a diretoria executiva da Accor, vai deixar a empresa após sete anos.

Em comunicado da Accor à imprensa, o novo diretor-executivo informou o objetivo comum dos funcionários durante sua gestão: "levar o grupo aos mais altos níveis com comprometimento e rigor".

Brigas internas

A intensa troca de diretores executivos na Accor se deve a brigas entre os acionistas da companhia.

Donos de 21% da empresa e de quatro cadeiras no conselho diretor, os representantes das companhias de private equity Eurazeo e Colony Capital querem que a empresa venda seus hotéis e aumente os investimentos em contratos de administração e franquias.

A queda de braço derrubou Hennequin em abril e Gilles Pelisson, seu antecessor, no fim de 2010. Antes de Pelisson, Serge Weinberg já havia entrado em atrito com os acionistas pelas mesmas razões. Para complicar ainda mais a situação, a Accor planeja cortes de 100 milhões euros até 2015.

A favor de Bazin, há o fato de ele ser representante da Colony Capital no conselho da Accor desde 2005.

Com 3500 hotéis em 92 países, a Accor abrange marcas como Sofitel e Novotel. A empresa fechou 2012 com receita de 5,6 milhões de euros. Em julho, a companhia anunciou sua intenção de ter 250 hotéis no Brasil até 2015.

Acompanhe tudo sobre:AccorEmpresasEmpresas francesasExecutivosHotéisHotelaria

Mais de Negócios

Com 20 minutos de trabalho por dia, jovem fatura quase meio milhão de dólares com vendas na internet

Casal investe todas as economias em negócio próprio — e fatura milhões com essa estratégia

Bamba, Kichute, Montreal, Rainha: o que aconteceu com as marcas de tênis que bombaram nos anos 80

Rappi zera taxa para restaurantes e anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão no Brasil