Negócios

Acionistas da Vale aprovam novos nomes para conselho

Foram eleitos como titulares, Tarcísio José Massote Godoy, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, e Fernando Jorge Buso Gomes


	Sede da mineradora Vale no Rio de Janeiro: ao todo quatro nomes foram substituídos no conselho
 (Pilar Olivares/Reuters/Reuters)

Sede da mineradora Vale no Rio de Janeiro: ao todo quatro nomes foram substituídos no conselho (Pilar Olivares/Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2015 às 13h50.

Rio - Os acionistas da Vale aprovaram nesta sexta-feira, 17, em Assembleia Geral Ordinária (AGO) a nova composição do conselho de administração da mineradora para o período 2015-2017.

Foram eleitos como titulares, por indicação da acionista controladora Valepar, Tarcísio José Massote Godoy, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, e Fernando Jorge Buso Gomes.

Também foi homologada a escolha de Lucio Azevedo na vaga dos empregados da Vale e de Antonio Miguel Marques como membro independente.

Gomes é diretor do Banco Bradesco BBI desde 2006, além de membro do conselho da Sete Brasil e da CPFL, entre outras empresas. Atualmente na Fazenda, na equipe do ministro Joaquim Levy, Godoy tem experiência no setor de seguros e foi diretor geral da Bradesco Auto Re até o ano passado.

Ele também atuou como secretário do Tesouro Nacional entre 2006 e 2007.

O novo presidente da Previ, Gueitiro Matsuo Genso, foi mantido no assento que passou a ocupar este ano em substituição a Paulo Rogério Caffarelli, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, que renunciou em março.

Foram reeleitos ao conselho o ex-presidente da Previ, Dan Conrado; o presidente do BNDES Luciano Coutinho; o diretor de seguridade da Previ, Marcel Juviniano Barros; o diretor vice-presidente executivo e membro do Comitê de Gestão Integrada de Riscos do Bradesco, Sergio Alexandre Figueiredo Clemente; o executivo da Mitsui, Hiroyuki Kato; e o consultor e membro do conselho da Valepar, Oscar Augusto de Camargo Filho.

Também foi homologado na AGO o nome de Lucio Azevedo como representante dos empregados da Vale. Azevedo será o conselheiro titular na vaga dos empregados em lugar de João Batista Cavaglieri, presidente do Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindifer ES/MG).

Maquinista, ele está na mineradora desde 1985 e é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins desde 2013.

Como não houve indicação para o conselho por parte dos acionistas minoritários foi aprovado o nome de Antonio Miguel Marques como membro independente do conselho.

Engenheiro de minas, Marques foi diretor de não Ferrosos (2004) e Novos Negócios (2001 a 2003) da Vale. Também presidiu o conselho de administração da Camargo Corrêa.

Ao todo quatro nomes foram substituídos no conselho. Entre eles estão Mário da Silveira Teixeira Junior, indicado pela Bradespar e ocupante da vaga desde 2003; o vice-presidente de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Robson Rocha; e José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, presidente do conselho de administração da Oi e ex-BNDES. Robson Rocha assumiu uma vaga de suplente.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãogestao-de-negociosAcionistas

Mais de Negócios

Como uma multinacional americana sobreviveu 175 anos apostando em uma regra simples de finanças

Parque temático reproduz vila erguida pelos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha, em 1875

Plataforma amplia serviços com foco nos empreendedores de pequeno porte, responsáveis por 30% do PIB

Esse gestor desafia conselho de Warren Buffett sobre estratégia de investimentos