Negócios

AIG levanta US$ 17,9 bi com IPO de unidade asiática

Perspectiva de rápido crescimento no setor de seguros da Ásia beneficiou a filial da empresa

IPO da unidade asiática da AIG deve ser o 3º maior do mundo (Dan Kitwood/GETTY IMAGES)

IPO da unidade asiática da AIG deve ser o 3º maior do mundo (Dan Kitwood/GETTY IMAGES)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 18h12.

Hong Kong - A AIA, unidade de seguro de vida da AIG na Ásia, levantou 17,9 bilhões de dólares em sua Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês), depois de precificar a ação no teto das estimativas.

Investidores mostraram apetite pelos papéis da empresa devido às perspectivas de rápido crescimento dos negócios de seguros no continente asiático.

O IPO, que deve ser o terceiro maior do mundo, coloca fim a uma saga da AIG, que já tinha tentado listar a AIA anteriormente.

O dinheiro levantado pela AIG será usado para pagar parte dos empréstimos tomados do governo dos Estados Unidos para evitar o colapso do grupo durante a crise financeira global dois anos atrás. O governo norte-americano injetou 182,3 bilhões de dólares na empresa.

A ação da AIA foi definida em 19,68 dólares de Hong Kong cada e o lote adicional foi integralmente exercido. Há ainda opção de lote suplementar que se for integralmente exercida elevará o montante do IPO para 20,5 bilhões de dólares. A estreia da AIA em bolsa será no próximo dia 29.


"Investidores não queriam ficar de fora deste negócio gigante, em um momento de ampla liquidez no mercado e de sentimento positivo", disse o gestor de fundos da Gain Asset Management, Antonny Cheng.

A AIA está presente na Ásia há mais de 90 anos e opera em 15 mercados.

Os prêmios nos seguros de vida na região Ásia-Pacífico devem crescer a uma taxa anual composta de 12,3 por cento entre 2009 e 2014, segundo estimativas da Sigma Swiss Re, contra previsão de estabilidade ou modesto avanço em outras partes do mundo.
Ainda assim, a companhia enfrenta desafios para se expandir na China, onde as principais empresas do setor no país dominam a indústria e mais competidores rivais estão chegando ao mercado.

O IPO implica em um valor de mercado para a AIA de 30,5 bilhões de dólares, com a AIG detendo uma participação de 41,6 por cento. A fatia cairá para 33 por cento se o lote suplementar de ações for colocado.

A AIA vendeu 5,86 bilhões de ações na oferta secundária e mais 1,17 bilhão de ações no lote adicional, devido à forte demanda de investidores.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanassetor-de-segurosÁsiaMercado financeiroFinançasIPOsAIG

Mais de Negócios

Inscrições para o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais vão até o dia 19

Afya cria instituto para reduzir o impacto das Condições Crônicas Não Transmissíveis no Brasil

CEO da OpenAI revela não ter 'boa noite de sono' desde criação do ChatGPT

Irmãos transformam bar do Ori, em Florianópolis, em rede que vende 1 milhão de almôndegas por ano