Negócios

Amazon alerta para possível prejuízo no primeiro trimestre

As perspectivas da Amazon para o primeiro trimestre sugerem que a companhia deve continuar com investimentos pesados, em detrimento do lucro de curto prazo.

A varejista online cresceu pelo menos duas vezes mais rápido do que o setor de comércio eletrônico nos últimos anos (Karen Bleier/AFP)

A varejista online cresceu pelo menos duas vezes mais rápido do que o setor de comércio eletrônico nos últimos anos (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2012 às 16h53.

Washington - As ações da Amazon  caíram depois que a maior varejista da Internet afirmou que pode perder dinheiro no primeiro trimestre, um sinal de que a companhia continua com gastos pesados em expansão e novos empreendimentos.

A varejista online cresceu pelo menos duas vezes mais rápido do que o setor de comércio eletrônico nos últimos anos. Para manter esse passo, a companhia está expandindo para novas categorias de produtos e regiões, investindo fortemente no crescimento e afetando suas margens de lucro.

As perspectivas da Amazon para o primeiro trimestre sugerem que a companhia deve continuar com investimentos pesados, em detrimento do lucro de curto prazo.

"A ação da Amazon não é barata, então com qualquer tipo de desapontamento vemos uma reação muito significativa pelo mercado", afirmou o analista James Lee, do Crédit Agricole.

A expectativa do mercado é de que a Amazon lucre 426,5 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2012, de acordo com uma pesquisa da Thomson Reuters com seis analistas. As estimativas incluem remuneração baseada em ações e outras despesas.

Para o quarto trimestre, a Amazon afirmou que o lucro líquido foi de 177 milhões de dólares, ou 0,38 dólar por ação, abaixo dos 416 milhões de dólares, ou 0,91 dólar por ação, um ano antes.

A receita foi de 17,43 bilhões de dólares, alta de 35 por cento ante o quarto trimestre de 2010.

As projeções da Amazon para os resultados operacionais do primeiro trimestre vão de um prejuízo de 200 milhões de dólares a lucro de 100 milhões de dólares. Isso inclui cerca de 200 milhões de dólares em remuneração baseada em ações e outras despesas.

As expectativas da companhia para a receita no primeiro trimestre são de 12 bilhões a 13,4 bilhões de dólares. Wall Street espera, em média, 13,4 bilhões de dólares, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

As ações da Amazon caíram 8,1 por cento, para 178,70 dólares, no after market em Nova York, repercutindo o balanço da companhia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioEmpresas de internetAmazonEmpresas americanaslojas-onlinePrejuízoBalanços

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam