Negócios

Ambev inaugura duplicação de cervejaria no Maranhão

Empresa investe 144 milhões de reais na ampliação da cervejaria Equatorial e na construção de um novo centro de distribuição

AmBev

AmBev

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2012 às 21h37.

São Paulo - A Ambev inaugura na próxima segunda-feira a duplicação da cervejaria Equatorial, localizada em São Luís, no Maranhão. A empresa investiu 144 milhões de reais na ampliação e também na construção de um novo Centro de Distribuição Direta (CDD). Esses recursos fazem parte dos quase 5 bilhõesde reais que a companhia investiu no país nos últimos dois anos.

Com o aporte, a produção da companhia no estado chega a 3,7 milhões de hectolitros por ano. A unidade recebeu uma nova linha de produção e também está apta a envasar cerveja na embalagem de 1 litro – além dos formatos já produzidos em garrafa de vidro 600 ml, lata de 350ml e barril de 30 e 50 litros chopp. Também foram construídas novas instalações para as áreas de fermentação, brassagem e filtragem.

O novo CDD, construído em uma área anexa à cervejaria, possui 4.500 metros quadrados, o dobro o tamanho de sua antiga instalação. A proximidade com a fábrica facilitará a logística de distribuição na região. O centro tem capacidade para armazenar e distribuir 1,6 milhões de hectolitros de bebida por ano.

A Ambev é dona das marcas Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além das inovações H2OH!, Fusion e Antarctica Citrus.

Investimento – A assessoria de comunicação da Ambev reitera que o investimento na Equatorial não faz parte do plano de investimentos da empresa para este ano. A explicação que todos os aportes previstos para 2012 estão sob análise por conta da mudança na carga tributária para o setor de bebidas frias. Em 31 de maio, o Diário Oficial da União (DOU) publicou decreto que altera a tabela de incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destes bens. A nova determinação começa a valer a partir de 1º de outubro. A partir de 2013, as tabelas com os valores da contribuição para o PIS/PASEP, da Cofins e do IPI entrarão em vigor em 1º de outubro de cada ano e produzirão efeito até 30 de setembro do ano subsequente.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasAmbevBebidasEmpresas belgasIndústriaMaranhão

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros