Negócios

Anglo American venderá 100% de mina de ferro no Amapá

Mineradora Anglo American, que pretendia vender 70% de mina de ferro no Amapá à suíça Zamin Ferrous, que opera no Brasil, decidiu por fechar o negócio em 100%

Trabalhadores da Amplats: cortes de empregos são questão sensível no país, onde taxa de desemprego está acima de 25% (Naashon Zalks/Bloomberg)

Trabalhadores da Amplats: cortes de empregos são questão sensível no país, onde taxa de desemprego está acima de 25% (Naashon Zalks/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2013 às 14h56.

Londres - A mineradora Anglo American, que pretendia vender 70% de uma mina de ferro no Amapá à suíça Zamin Ferrous, que opera no Brasil, decidiu por fechar o negócio em 100%, anunciou nesta quarta-feira a companhia britânica.

Em 28 de março, as infraestruturas do porto de Santana, utilizado para carregar o mineral de ferro extraído desta mina, foram destruídas por uma onda e um deslizamento de tera que causou a morte de seis pessoas.

Depois deste incidente, a Anglo American assinou um acordo com seu sócio Cliffs Natural Resources para comprar sua parte de 30% da mina e assim assumir 100%. O grupo pôde então modificar o acordo assinado com a Zamin através do qual devia vender 70% da mina para entregar a ela finalmente sua totalidade.

A Anglo American receberá inicialmente 136 milhões de dólares por esta operação, que deverá finalizar ao final do ano. Zamin poderá chegar a entregar até 130 milhões em cinco anos em função do preço do mineral de ferro.

A Anglo American adquiriu, em 2008, 70% do Amapá dentro de uma transação de 5,5 bilhões de dólares que também permitiu assumir o controle de 100% da mina da Minas-Rio, e com 49% da operadora portuária LLX Minas-Rio.

Especializado em ferro, Zamin Ferrous possui ativos de mineração em Brasil e no Uruguai.

Acompanhe tudo sobre:AmapáAnglo AmericanEmpresasEmpresas inglesasIndústriaMineraçãoMineradorasPrumo (ex-LLX)Setor de transporte

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares