Negócios

ArcelorMittal e Vale competem por mina de carvão na Mongólia

Companhias competem para explorar a região oeste da mina,que possui reservas estimadas em 1,2 bilhões de toneladas de carvão

Uma das concorrentes sul-coreanas afirmou que o projeto requer investimento inicial de cerca de 7,3 bilhões de dólares (Divulgação)

Uma das concorrentes sul-coreanas afirmou que o projeto requer investimento inicial de cerca de 7,3 bilhões de dólares (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2011 às 11h51.

Seul/Pequim - A ArcelorMittal, a Vale e a Xstrata estão entre as seis companhias que irão concorrer a uma concessão para explorar a mina Tavan Tolgoi, na Mongólia, maior reserva mundial inexplorada de carvão metalúrgico, informou a Mongólia nesta segunda-feira.
A mineradora de carvão norte-americana Peabody, formada por um consórcio da empresa do setor energético Shenhua e a japonesa Mitsui & Co, assim como um outro consórcio de firmas japonesas, sul-coreanas e russas são as outras concorrentes, afirmou o Erdenes MGL, órgão governamental que controla a Tavan Tolgoi.

As companhias estão competindo para explorar a região oeste da mina, chamada Tsankhi, que possui reservas estimadas em 1,2 bilhões de toneladas de carvão e poderiam produzir 15 milhões de toneladas de carvão anualmente, ao longo de 30 anos.

Uma das concorrentes sul-coreanas afirmou que o projeto requer investimento inicial de cerca de 7,3 bilhões de dólares, e que a vencedora da concessão será anunciada no dia 30 de junho.

Mas o responsável mongol pelo gerenciamento das ofertas para o Erdenes MGL, Ch Batbaatar, afirmou que não há um prazo delimitado para escolher a vencedora. Também não há garantia de que o investimento será de 7,3 bilhões de dólares, disse ele por telefone.

Mineradoras estrangeiras e siderúrgicas estão competindo ansiosamente pelo direito de explorar a mina da Mongólia, país vizinho à China que possui vastas reservas de carvão e cobre.

Tavan Tolgoi possui reservas estimadas em 6 bilhões de toneladas de carvão, incluindo o maior depósito inexplorado de carvão metalúrgico.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaValeMineraçãoÁsiaArcelorMittalIndústria

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife