Negócios

Às vésperas da COP26, EXAME lança site sobre a Amazônia

Novo portal da EXAME traz análises exclusivas sobre o desmatamento, a população e a economia de um dos principais biomas brasileiros

Amazônia: novo site da EXAME chama a atenção para a preservação e potencial econômico do bioma (Leo Correa/Glow Media/AP)

Amazônia: novo site da EXAME chama a atenção para a preservação e potencial econômico do bioma (Leo Correa/Glow Media/AP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2021 às 06h00.

Última atualização em 5 de novembro de 2021 às 12h54.

A EXAME lança nesta quarta-feira, 27, o portal Amazônia em EXAME, que conta com dados, informações, análises exclusivas e notícias sobre o bioma mais importante do Brasil. O lançamento acontece próximo a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas de 2021, a COP26.

O objetivo do projeto é dar à Amazônia a importância que ela merece, além de chamar a atenção da população e do setor privado para a necessidade da preservação da riqueza cultural e da biodiversidade da região.

A EXAME estará em Glasgow e fará a melhor cobertura da COP26

De acordo com Talita Assis, doutora em Ciência do Sistema Terrestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e uma das responsáveis pelas pesquisas do projeto, o foco é fazer com que a população conheça melhor a Amazônia.

“Pensar em soluções para o desenvolvimento da Amazônia passa antes de tudo por ouvir e respeitar os moradores da região, entender a dinâmica da floresta. E requer conhecimento", diz. "Acreditamos que o conhecimento é potencialmente transformador e essa será a nossa forma de contribuir e valorizar essa região: através de informações e análises consistentes e acessíveis que nos aproximarão da Amazônia e de toda a sua diversidade”.

Talita é research analyst com foco na Amazônia, na EXAME, e faz análises mensais sobre o desmatamento e outros temas relevantes para o bioma.

Em agosto, por exemplo, os dados sobre o desmatamento foram positivos. De acordo com um levantamento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a área desmatada diminuiu 40% em relação a julho deste ano.

Mesmo assim, o acumulado do ano mostra que o desmatamento está 30% maior do que a média histórica, com uma área total desmatada de 6026 km² na Amazônia.

Segundo a Head de ESG da EXAME, Renata Faber, a ideia de trazer a Amazônia para perto do público da EXAME, por meio da “tradução da ciência”, visa também que as pessoas entendam a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo. Além disso, as empresas também precisam se atentar ao bioma e colocá-lo mais em suas pautas sobre meio ambiente.

“Nós acreditamos que a Amazônia é tão relevante para o nosso clima, saúde e economia, que ela deveria estar na agenda das empresas. O setor privado tem que levantar a bandeira da preservação da Amazônia. Isso não pode ser uma agenda apenas do governo ou apenas de determinados setores, deve ser uma agenda de todos nós brasileiros”, diz Faber.

O novo projeto da EXAME também visa discutir a biodiversidade, as populações tradicionais, cidades e as áreas de conservação da Amazônia. O portal também será palco para o levantamento de assuntos como as terras indígenas e as relações com o clima e a saúde.

Cobertura exclusiva Conferência do Clima, COP 26

A EXAME terá uma equipe dedicada à cobertura exclusiva da COP26, Conferência das Partes da Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia, entre os dias 1º e 12 de novembro. A edição é cogitada como a mais importante e ambiciosa cúpula dos últimos tempos, na qual serão discutidos e decididos temas de relevância para o cenário ambiental e político global.

Um desses temas é a regulamentação do Artigo 6 do Acordo de Paris, que estabelece a criação de um mercado global de carbono. Se aprovado, esse mercado pode permitir que o Brasil gere até US$ 72 bilhões em receitas até 2030 e facilitar a transição para uma economia verde, de acordo com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, o CEBDS.

A COP26 reúne 196 países para discutir as mudanças climáticas e apresentar soluções para combatê-las. A reunião é anual, mas foi desmarcada no ano passado por causa da pandemia.

Quem são os parceiros do portal Amazônia em EXAME?

A EXAME contou com a ajuda de especialistas e instituições para construir o conteúdo do novo site. A ideia é que, nele, o leitor encontre as melhores e mais exclusivas informações sobre a Amazônia. Confira a lista de especialistas que ajudaram a constituir o conteúdo do portal:

  • Dr. Carlos Nobre – Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA / USP)
  • Dr. Cláudio Almeida – Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
  • Dr. Celso von Randow – Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
  • Dra. Erika Berenguer – Pesquisadora da Universidade de Oxford
  • Dr. Igor Oliveira Ribeiro – Pesquisador de pós doutorado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • MSc. Marcos Leandro Kazmierczak – Engenheiro Florestal na Geoflorestas Soluções Ambientais e aluno de doutorado em Desastres Naturais no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
  • Dra. Natacha Aleixo – Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Caio Gallego – Gerente de Operações na Biofílica Investimentos Ambientais
  • Dr. Rogério Marinho – Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Pedro Baracui – Advogado na Marchini Botelho Caselta Advogados
  • MSc. Tainá Oliveira Assis – Aluna de doutorado em Ciência do Sistema Terrestre no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
  • Dr. Ulisses Galatti – Pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG);

Além disso, a empresa especializada na conservação de florestas e na comercialização de serviços ambientais Biofílica Investimentos Ambientais e a organização sem fins lucrativos Conservação Internacional Brasil apoiaram o projeto.

Confira uma seleção exclusiva de empresas sustentáveis para investir e tenha acesso gratuito a relatórios do tema.

 

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaCOP26

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares