Negócios

BBC vai demitir 2500 funcionários

Será o maior corte em toda a história do grupo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 15h36.

A BBC (British Broadcasting Corporation) comunicou nesta quinta-feira (18/10) um dos maiores planos de cortes da sua história: a demissão de 2.500 pessoas nos próximos seis anos. De acordo com o diretor geral do grupo, Mark Thompson, serão desligados 1.800 trabalhadores das áreas de direção de informação, produção de programas e centros regionais. Haverá, ainda, programas de demissão voluntária e processos de recolocações na empresa, que contarão com 700 novos postos.

Com este plano, a BBC pretende economizar, até 2013, 2 bilhões de libras (quase 4 bilhões de dólares). Thompson afirmou ainda ao jornal The Wall Street Journal que a medida transformará a estatal em uma ';organização menor, mas melhor';. Além do corte, instalações situadas a oeste de Londres serão colocadas à venda. A instituição também prevê a fusão de várias redações - televisão, rádio e Internet - em uma só.

O plano de redução de custos da empresa já recebeu aprovação da Fundação BBC, organismo independente que controla a gestão da estação pública. Atualmente, a estatal emprega 23 mil pessoas e a nova medida reduzirá o quadro em 10%. O sindicato prometeu se mobilizar. Fundada em 1927, em Londres, a BBC é uma das maiores emissoras públicas de rádio e televisão do mundo.

Acompanhe tudo sobre:Empresasgestao-de-negociosBBCEstratégiaCortes de custo empresariais

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner