Negócios

Bill Gates defende em Paris ajuda aos países pobres

Gates pediu que França e a União Européia respeitem o comprimisso de ajudar os países mais pobres

Bill Gates pressiona os europeus a se comprometerem a ajudar os países pobres (Getty Images)

Bill Gates pressiona os europeus a se comprometerem a ajudar os países pobres (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2011 às 14h36.

Paris - O bilionário americano Bill Gates, ex-presidente da Microsoft, lançou nesta segunda-feira em Paris uma campanha para promover a ajuda ao desenvolvimento e pediu ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, que o país e a União Europeia respeitem os compromissos com os países pobres.

"É muito importante que neste momento de administrações orçamentárias difíceis, as pessoas compreendam bem para que serve o dinheiro da ajuda e que seu impacto é bastante fenomenal", declarou Bill Gates em um encontro com jornalistas.

A Fundação Bill e Melinda Gates, que tem 34 bilhões de dólares para lutar pelo desenvolvimento, criou com a organização não governamental ONE, do cantor irlandês Bono, uma campanha de comunicação para os dirigentes políticos e as pessoas em geral.

Batizada como "Living Proof (Prova Viva), a campanha tem como lema 'Transformar vidas. Juntos' e pretende demonstrar a eficácia da ajuda ao desenvolvimento com exemplos e dados.

Gates citou a vacinação para erradicar a poliomielite e os esforços contra a malária.

Também pediu aos países europeus que se comprometeram a destinar 0,7% do PIB nacional até 2015 à cooperação ao desenvolvimento que respeitem as promessas.

O empresário fez o pedido pessoalmente ao chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, atual presidente do G20, que reúne os países mais ricos e emergentes do mundo.

Acompanhe tudo sobre:Bill GatesEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaFilantropiagestao-de-negociosMicrosoftPersonalidadesPobrezaTecnologia da informação

Mais de Negócios

Com 20 minutos de trabalho por dia, jovem fatura quase meio milhão de dólares com vendas na internet

Casal investe todas as economias em negócio próprio — e fatura milhões com essa estratégia

Bamba, Kichute, Montreal, Rainha: o que aconteceu com as marcas de tênis que bombaram nos anos 80

Rappi zera taxa para restaurantes e anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão no Brasil