EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
O banco BNP Paribas, maior listado em bolsa de valores da França, assumiu provisões para dívidas de difícil recuperação menores do que o esperado no quarto trimestre, encerrando o período com lucro acima das estimativas. A instituição afirmou que as provisões vão se manter em baixa em 2010.
O lucro líquido subiu 4,6 por cento, para 1,365 bilhão de euros (1,9 bilhão de dólares), também apoiado em resultado maior na área de banco de investimento e pela aquisição de ativos do Fortis. A receita ficou ligeiramente abaixo do previsto, em 10,06 bilhões de euros.
O presidente-executivo, Baudouin Prot, afirmou que espera que o custo de risco caia este ano e que o BNP tem uma exposição relativamente pequena aos problemas da economia da Grécia.
O rival Société Générale divulga seus números na quinta-feira, enquanto o Crédit Agricole e o BPCE publicam balanços na próxima semana.
O setor global de bancos tem até agora divulgado resultados que apontam para lados diferentes, com lucros maiores do Barclays, Credit Suisse e JP Morgan contrastando com prejuízos de Citigroup e Bank of America e retiradas de recursos de clientes sendo registradas no UBS.