Repórter de Negócios
Publicado em 13 de maio de 2025 às 10h23.
O empreendedorismo no Brasil está envelhecendo — e crescendo.
Dados recentes do Sebrae mostram que o país chegou a 4,3 milhões de donos de pequenos negócios com 60 anos ou mais. É o maior número já registrado desde o início da série histórica.
A participação desse grupo também bateu recorde: 14,3% de todos os empreendedores no país hoje têm mais de 60 anos. Esse avanço tem sido constante nos últimos 12 anos. Desde 2012, o número de seniores empreendedores cresceu 53%.
O que explica esse aumento agora é a combinação de fatores econômicos e sociais. A população está envelhecendo, o mercado de trabalho se fecha para os mais velhos e empreender vira, muitas vezes, uma necessidade. Além disso, o perfil desses empreendedores mudou: há mais escolaridade, mais mulheres e mais negros entre os donos de negócio com mais de 60 anos.
Mesmo trabalhando menos horas por semana, os seniores mantêm um dos melhores rendimentos entre todas as faixas etárias analisadas, segundo o levantamento. Também comandam os negócios mais longevos.
Entre os empreendedores acima dos 60 anos, 29,9% são mulheres — o maior índice já registrado. A presença de negros também aumentou: foram 2,1 pontos percentuais a mais em comparação com 2023.
Além disso, a proporção de seniores sem ensino médio caiu 22 pontos percentuais desde 2012, enquanto subiu 10,4 pontos perceituais o número dos que concluíram o ensino médio e 8,3 p.p. entre os que têm ensino superior incompleto ou mais.
A pesquisa revela ainda que mais seniores estão formalizando seus negócios. Houve um aumento de 1,7 ponto percentual no número de empreendedores com CNPJ entre 2015 e 2024.