Negócios

BTP vai entregar documentos ao Ibama até outubro

"Esse local era um dos maiores passivos ambientais em área portuária no Brasil", disse o presidente da empresa, Henry Robson


	Navio no Porto de Santos: a BTP, joint venture entre as empresas Terminal Investment Limited (TIL) e APM Terminals, foi constituída em 2007 para construir e operar o terminal
 (Germano Lüders/EXAME)

Navio no Porto de Santos: a BTP, joint venture entre as empresas Terminal Investment Limited (TIL) e APM Terminals, foi constituída em 2007 para construir e operar o terminal (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 15h34.

Santos - A Brasil Terminal Portuário (BTP), no Porto de Santos, em São Paulo, deve entregar até o fim de outubro ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) todos os documentos necessários para a obtenção da Licença Operacional (L.O.). A afirmação foi feita nesta quarta-feira pelo presidente da empresa, Henry Robson.

"Esse local era um dos maiores passivos ambientais em área portuária no Brasil", disse. Segundo ele, o terreno onde está sendo construído o terminal da BTP era usado como aterro industrial.

O terminal deve entrar em operação no primeiro trimestre do próximo ano, provavelmente em março, com capacidade anual para movimentar 1,2 milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). "Concluímos até agora cerca de 60% a 70% das obras", disse Robson.

No início deste mês, a BTP recebeu os quatro primeiros portêineres (equipamentos para o transporte da carga entre o cais e o navio) e seis transtêineres (usados para empilhar e estocar contêineres na área de armazenagem) encomendados da China. Hoje, os equipamentos começaram a ser desembarcados.

Robson disse que a meta é realizar uma média de 60 movimentos por hora por equipamento e que o terminal terá capacidade para operar entre três e quatro navios simultaneamente.

A BTP, joint venture entre as empresas Terminal Investment Limited (TIL) e APM Terminals, foi constituída em 2007 para construir e operar o terminal, cujos investimentos somam R$ 1,8 bilhão.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaMeio ambienteTransportesPortosIbama

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett