Negócios

Cade aprova acordo de codeshare entre TAM e Iberia

O acordo prevê o transporte de passageiros em rotas complementares


	Iberia: a empresa poderá atender clientes da TAM na Espanha e na Europa
 (Wikicommons)

Iberia: a empresa poderá atender clientes da TAM na Espanha e na Europa (Wikicommons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2014 às 09h17.

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, acordo de codeshare entre TAM e a espanhola Iberia para transporte de passageiros em rotas complementares.

O aval consta de despacho da Superintendência-Geral do órgão publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 28.

O contrato permitirá que a TAM transporte passageiros da Iberia em rotas dentro do Brasil e em rotas ligando o País a outras localidades da América do Sul.

A Iberia, por sua vez, poderá atender clientes da TAM em rotas dentro da Espanha e da Espanha a outras localidades da Europa.

"A operação, portanto, envolve diversas combinações de rotas nacionais e internacionais, interligando principalmente cidades na Espanha e no Brasil", aponta documento do Cade sobre o acordo.

"Esclarece-se que o acordo não possui cláusulas de exclusividade ou não concorrência, nem outra cláusula que pudesse ser associada com qualquer potencial de lesão à livre concorrência", argumenta o órgão antitruste.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSetor de transporteServiçosAviaçãocompanhias-aereasTAMIberiaCade

Mais de Negócios

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões

Começou sem capital e manteve a equipe intacta — hoje lidera uma gigante de US$ 17 bi