Negócios

Cade aprova compra da Masisa do Brasil pela chilena Arauco

A compra da produtora de painéis de madeira Masisa do Brasil, cuja transação está avaliada em US$ 102,8 milhões, foi aprovada sem restrições pelo Cade

Masisa: empresa atua na produção de painéis de madeira, dentre eles MDF e MDP (foto/Divulgação)

Masisa: empresa atua na produção de painéis de madeira, dentre eles MDF e MDP (foto/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 10h16.

Última atualização em 16 de novembro de 2017 às 10h17.

São Paulo - A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra da produtora de painéis de madeira Masisa do Brasil pelo grupo chileno Arauco, de acordo com despacho publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

A transação, avaliada em 102,8 milhões de dólares, prevê a aquisição pelo grupo florestal chileno Arauco de fábricas da Masisa localizadas em Ponta Grossa, no Paraná, e Montenegro, no Rio Grande do sul.

A Masisa do Brasil, do grupo Masisa, atua na produção de painéis de madeira, dentre eles MDF e MDP. Além do Brasil, o grupo chileno tem unidades fabris no México, Chile, Argentina e Venezuela e florestas no Chile, Argentina e Venezuela.

A Arauco do Brasil tem como atividade principal a fabricação de painéis de madeira de MDF e de MDP. O Grupo Arauco, divisão florestal da Empresas Copec possui seis empresas no Brasil com atividades química, industrial e florestais, além de participação societária em outras duas empresas.

De acordo com o despacho, as empresas assumiram "compromisso de não concorrência e de não aliciamento com o negócio adquirido pelo período de três anos após o fechamento", de forma a evitar que a Masisa exerça pressão competitiva com o negócio adquirido em um curto período de tempo.

"Pelo exame dos termos da cláusula de não concorrência, bem como sua duração proposta, a Superintendência-Geral entende que os termos são compatíveis com a jurisprudência do Cade", disse o órgão em despacho.

O Cade analisou o impacto da transação, anunciada no início de setembro, para os mercados de plantação de florestas para extração de madeira, de painéis de MDF e MDP e de resinas melamínicas.

A expansão da Arauco no Brasil, também uma das maiores produtores de celulose do mundo, ocorre após o fracasso de suas negociações com a J&F Investimentos pela Eldorado Brasil. Com a aquisição da Masisa no Brasil, a Arauco poderá se consoidar como o segundo maior produtor mundial de painéis.

Acompanhe tudo sobre:CadeFusões e AquisiçõesMadeiraMasisa

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares