Negócios

Chevron retomará exploração de petróleo no Curdistão iraquiano

Companhia havia interrompido temporariamente as operações no Curdistão iraquiano em outubro após conflitos em Kirkuk

Chevron: empresa também tomará providências para enviar funcionários para o Curdistão novamente (Justin Sullivan/Site Exame)

Chevron: empresa também tomará providências para enviar funcionários para o Curdistão novamente (Justin Sullivan/Site Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 10h12.

San Ramon - A Chevron comunicou nesta terça-feira que irá retomar as operações de perfuração na área do Curdistão iraquiano e tomará providências para enviar funcionários para o local novamente, sinalizando que as tensões entre Bagdá e o governo regional do Curdistão estão se acalmando.

A Chevron interrompeu temporariamente as operações no Curdistão iraquiano em outubro após conflitos em Kirkuk, uma área predominantemente curda que fica próxima à região semiautônoma.

O governo do Iraque tomou Kirkuk e seus campos de petróleo após autoridades curdas realizarem um plebiscito de independência de Bagdá.

Kirkuk é responsável por quase metade da produção de petróleo do governo regional do Curdistão e estava sob domínio curdo desde 2014, quando o avanço do Estado Islâmico fez as forças iraquianas fugirem.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoChevronIraque

Mais de Negócios

Eles se demitiram e foram morar em Pipa. De lá, criaram uma empresa global

Novo clube dos US$ 200 bilhões: seis homens dobram marca histórica

Kibon quer ter o melhor verão da história. Para isso, faz até "sorvetaço"

Com Boca Rosa independente, Bianca Andrade mira R$ 400 milhões em 2026