Negócios

Como a queda nas vendas de carros impactou o Santander

Carteira de financiamento de consumo do banco apresentou queda de 1,1% no primeiro trimestre


	Santander: banco sentiu impacto por conta na queda das vendas de veículos no país
 (REUTERS/Sergio Moraes)

Santander: banco sentiu impacto por conta na queda das vendas de veículos no país (REUTERS/Sergio Moraes)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 29 de abril de 2014 às 11h24.

São Paulo – As vendas de carros no primeiro trimestre no Brasil caíram 1,68%, segundo dados da Fenabrave. A queda refletiu também nas operações de alguns bancos do país, que financiaram menos veículos no período e o Santander não ficou de fora.

Segundo dados do balanço financeiro do banco, a carteira de financiamento ao consumo sofreu retração de 1,1% no primeiro trimestre do ano em relação aos três meses anteriores.

No período, a carteira somou 36,2 bilhões de reais – desse montante, mais de 30 bilhões de reais são de financiamentos de veículos para pessoa física.

A carteira total do banco apresentou queda de 1,5%, somando 211,7 bilhões de reais. 

Assim como as montadoras e revendedoras de automóveis, o Santander também está tentando encontrar soluções para impulsionar o mercado de veículos. 

“O negócio está em queda, mas a intenção é aumentar o crédito e seguir crescendo nessa operação”, afirmou Jesús Zabalza, presidente do Santander Brasil, em teleconferência com a imprensa, nesta terça-feira.

No primeiro trimestre, o lucro do Santander no Brasil somou 1,4 bilhão de reais, 6% a menos em relação ao mesmo m período do ano passado e 1,3% maior na comparação com o período anterior. 

Para Zabalza, os resultados do primeiro trimestre estão associados à nova estratégia de negócios da companhia, baseado na melhora da qualidade da carteira de crédito, no aumento da vinculação dos clientes e na eficiência das operações e produtividade.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco também sentiu o efeito na queda nas vendas de carros em seus resultados. Segundo o banco, o crédito a veículos teve queda de 8% em março na comparação com o trimestre anterior, totalizando 37 bilhões de reais. Em relação ao primeiro trimestre de 2013, a queda foi de 23,6%.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSantanderBancosEmpresas espanholasCarrosAutoindústriaVeículosaplicacoes-financeirasfinanciamentos-pessoais

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife