Venus William posa com o aplicativo da WeWard: tenista é embaixadora e investidora da marca
Repórter
Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 10h00.
Com a chegada do ano novo, vem também aquela vontade de levar mais a sério os exercícios. No entanto, nunca é tão simples assim: é preciso achar formas de se motivar todos os dias e, por isso, aplicativos de bem-estar costumam ser uma boa alternativa.
Esses apps tendem a gamificar (ou seja, usar elementos de jogos em outros contextos) para manter a atenção do usuário. O GymRats, por exemplo, transforma exercícios em uma competição entre amigos para aumentar o engajamento.
O WeWard também tenta algo parecido e está tentando crescer no Brasil em 2025. O aplicativo paga usuários para caminhar, transformando os passos diários em moedas virtuais que podem ser trocadas por descontos em lojas e mais.
A tenista Venus Williams se interessou pela proposta e não só virou embaixadora da marca, como também investiu nela. O valor não foi divulgado.
Fundado na França em 2019, o WeWard afirma ter mais de 20 milhões de usuários em 29 países. São 100 mil usuários ativos no Brasil, e o plano é chegar a 1 milhão até o fim de 2025. Segundo a empresa, os usuários passam a caminhar 25% mais após adotarem o aplicativo.
Aplicativos que premiam usuários por se movimentar têm ganhado popularidade, mas o modelo de negócios ainda gera dúvidas.
O WeWard se posiciona como uma plataforma que estimula hábitos saudáveis, mas depende da adesão de marcas parceiras e publicidade para monetizar o sistema de recompensas. Outras empresas, como Sweatcoin e Stepn, também exploram essa lógica, com variações no formato de prêmios e cashback.
Nos Estados Unidos, onde a concorrência nesse segmento é maior, o app atingiu 1 milhão de downloads desde sua chegada em junho de 2024.
No Brasil, o crescimento pode ser desafiador, já que a penetração do modelo ainda é limitada. Por aqui, o Strava é o aplicativo de exercícios com maior número de downloads.
“O Brasil é um país com grande potencial para adoção de soluções que incentivem um estilo de vida mais ativo”, afirma Yves Benchimol, CEO do WeWard.
O anúncio da parceria também inclui uma ação promocional: a empresa afirma que doará US$ 25.000 para a instituição CARE, escolhida por Venus, e pode chegar a US$ 40.000 caso os usuários do aplicativo atinjam uma meta de passos coletivos ao longo do mês.