Negócios

ConocoPhillips diz que ganhou arbitragem sobre expropriação

Painel de arbitragem do Banco Mundial decidiu que a Venezuela expropriou ilegalmente investimentos petrolíferos da empresa em 2007


	Plataforma de petróleo: projetos da ConocoPhillips de óleo pesado Petrozuata e Hamaca e o desenvolvimento marítimo CoroCoro foram expropriados durante o governo de Hugo Chávez
 (Getty Images)

Plataforma de petróleo: projetos da ConocoPhillips de óleo pesado Petrozuata e Hamaca e o desenvolvimento marítimo CoroCoro foram expropriados durante o governo de Hugo Chávez (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2013 às 14h54.

Houston - A ConocoPhillips disse nesta quarta-feira que um painel de arbitragem do Banco Mundial decidiu que a Venezuela expropriou ilegalmente investimentos petrolíferos da empresa em 2007.

Os projetos da ConocoPhillips de óleo pesado Petrozuata e Hamaca e o desenvolvimento marítimo CoroCoro foram expropriados durante o governo do falecido presidente Hugo Chávez.

A empresa disse que o processo de arbitragem do Centro Internacional de Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI, na sigla em espanhol) vai levar algum tempo para determinar a compensação.

O Simmons & Co., banco de investimentos em energia sediado em Houston, disse que era muito cedo para saber se a ConocoPhillips poderá cobrar qualquer pagamento.

A determinação da remuneração final pode demorar um ou dois anos, seguida por um processo de anulação que poderia durar até dois anos, disse Simmons.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanco MundialEnergiaPetróleoVenezuela

Mais de Negócios

O retorno do doce de leite Guaxupé, que já foi o mais vendido do Brasil

Da periferia ao mundo do Venture Capital: “Nunca aceitei viver nos limites impostos pela sociedade”

Digitalização revoluciona produção sob demanda na indústria da moda chinesa

O negócio paralelo de um homem de 59 anos rende US$ 105 mil por mês – e ele trabalha 1 hora por dia