Negócios

CureVac recebe empréstimo da UE para acelerar vacina contra covid-19

A empresa de biotecnologia alemã recebeu um empréstimo de 75 milhões de euros para aumentar sua capacidade de produção

Em junho, o governo alemão investiu 300 milhões de euros em uma participação na empresa (iStock/Getty Images)

Em junho, o governo alemão investiu 300 milhões de euros em uma participação na empresa (iStock/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 6 de julho de 2020 às 10h35.

A empresa de biotecnologia alemã CureVac, que está desenvolvendo uma candidata a vacina contra Covid-19, obteve um empréstimo de 75 milhões de euros do Banco de Investimento Europeu para aumentar sua capacidade de produção.

A empresa, que está planejando uma oferta pública inicial nos Estados Unidos neste mês, disse nesta segunda-feira que o empréstimo a ajudará a investir em sua chamada tecnologia de RNA mensageiro e a acelerar a construção de uma quarta instalação de fabricação em sua sede de Tuebingen, na Alemanha.

É a segunda injeção de fundos novos na companhia– em junho, o governo alemão investiu 300 milhões de euros em uma participação de 23% na empresa para ajudar o desenvolvimento de sua vacina contra Covid-19.

A CureVac, que tem apoio da Fundação Bill & Melinda Gates, é pioneira na tecnologia de RNA mensageiro, que também está sendo investigada pela BioNTech e sua parceira Pfizer e ainda pela Moderna.

Moléculas de RNA são versões de fio único das hélices duplas de DNA. Graças ao seu padrão molecular recorrente, é possível produzi-las em um processo bioquímico relativamente simples que não exige células vivas modificadas geneticamente, que são necessárias para produzir a maioria dos outros remédios de empresas de biotecnologia.

"Estamos ansiosos para agilizar a finalização de nossa instalação de produção em escala industrial para fornecer o suprimento criticamente necessário de vacinas inovadoras baseadas em mRNA", disse Pierre Kemula, gerente-chefe de financiamento da CureVac, em um comunicado.

O financiamento será disponibilizado em três parcelas de 25 milhões de euros após a finalização de marcos preestabelecidos.

A CureVac iniciou um teste clínico de Fase 1 de uma vacina experimental contra coronavírus na Alemanha e na Bélgica, e disse que os primeiros resultados significativos podem estar disponíveis em setembro ou outubro.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaVacinasCoronavírus

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente