Negócios

Doação de bilionários americanos pode ser só o começo

O compromisso firmado por 40 bilionários junto ao movimento "The Giving Pledge" é distribuir, no mínimo, 50% de suas fortunas

Bill Gates, fundador da Microsoft, é o primeiro da lista de doações, abrindo mão de 26,5 milhões de dólares (.)

Bill Gates, fundador da Microsoft, é o primeiro da lista de doações, abrindo mão de 26,5 milhões de dólares (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

São Paulo - Na semana passada, teve enorme repercussão a notícia de que 40 bilionários americanos comprometeram-se a doar, ao menos, metade de suas fortunas a finalidades beneficentes. Eles atenderam ao pedido realizado em junho pelos dois homens mais ricos do país, Bill Gates (criador da Microsoft e dono de 53 bilhões de dólares) e Warren Buffet (lendário investidor americano e detentor de um patrimônio de 47 bilhões de dólares).

Segundo dados da Forbes, o patrimônio total destes 40 ricaços é de cerca de 240 bilhões de dólares. Na hipótese de eles se restringirem ao mínimo porcentual prometido (50%) na lista "The Giving Pledge", os donativos totalizarão, portanto, 120 bilhões de dólares.

Trata-se de um estoque de dinheiro que ainda não se sabe quando começará a "pingar" nos cofres das instituições beneméritas. De qualquer maneira, a expressividade do valor é inegável mesmo para um país como os Estados Unidos, cuja tradição ‘de caridade’ já faz com a população doe 300 bilhões de dólares ao ano para obras assistenciais. Especialistas acreditam que o exemplo dos bilionários poderá ajudar a dobrar esse valor, com os americanos passando a doar 4% de sua renda anual, contra os 2% atuais. Trata-se de um exemplo ao Brasil.
 

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesBilionáriosEmpresáriosMicrosoftRiquezaBill Gates

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife