Negócios

Eike: MMX envia remessa de minério para a China

Rio de Janeiro - O presidente do grupo EBX, Eike Batista, revelou hoje, durante o lançamento das obras do Superporto Sudeste, em Itaguaí (RJ), que a MMX, mineradora do grupo, enviou a primeira remessa de minério de ferro para a China. São 150 mil toneladas que fazem parte de contrato firmado com a China. Segundo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Rio de Janeiro - O presidente do grupo EBX, Eike Batista, revelou hoje, durante o lançamento das obras do Superporto Sudeste, em Itaguaí (RJ), que a MMX, mineradora do grupo, enviou a primeira remessa de minério de ferro para a China. São 150 mil toneladas que fazem parte de contrato firmado com a China. Segundo a EBX, a remessa enviada corresponde ao total acordado para este ano. "A demanda por minério de ferro continua enorme. A China não parou. E a Índia que era exportadora de minério para a China está virando quase importadora", disse Eike e acrescentou que, em razão da demanda, a MMX continua procurando ativos para crescer.

Com a implantação do porto Sudeste, a MMX passará a escoar por ele a produção. O contrato é de 33 milhões de toneladas, produção que a empresa espera alcançar até 2014. "Hoje, produzimos 7 milhões de toneladas e temos dificuldade de escoar", disse Eike.

O restante da capacidade do porto, que é de 50 milhões de toneladas por ano, deve ser utilizada com a produção de terceiros. "Estamos em contato com todas as empresas do Quadrilátero Ferrífero de Minas todos os dias", afirmou Eike. "Quem tem a mina vai ter que buscar comprador e fechar um contrato take or pay conosco, para usar uma parte da capacidade do porto", explicou. Ele afirmou que além de Minas, o porto pode atender outros Estados. "Isso porque vai entrar carvão eventualmente", explicou.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércio exteriorEike BatistaEmpresáriosEmpresasExportaçõesIndústriaMineraçãoMMXOSXPersonalidadesSiderúrgicas

Mais de Negócios

Como ela deu uma guinada de carreira e virou a mais nova bilionária self-made da Forbes

Ele vendeu empresa, se aposentou aos 28 anos e passou a viver de renda passiva de US$ 30 mil

Faturamento das pequenas e médias empresas recua 2,4% em março

Pequenas e médias empresas crescem 30% na Páscoa e faturam R$ 3,9 milhões no e-commerce