(Jirayu Siritorn/EyeEm/Getty Images)
Redatora
Publicado em 22 de maio de 2025 às 14h46.
Imagine criar um produto digital uma única vez, disponibilizá-lo online e, semanas depois, acordar com notificações de vendas feitas enquanto você dormia.
Essa não é uma fantasia distante: é a base do modelo conhecido como micro-hustles, uma estratégia de geração de renda passiva com potencial de escalar sem grandes investimentos ou equipes. As informações foram retiradas da Entrepreneur.
A ideia é direta: criar ativos digitais simples — como e-books, planilhas, modelos, kits de ferramentas ou cursos gravados — que podem ser vendidos repetidamente.
Esse modelo se encaixa perfeitamente em uma lógica de finanças corporativas mais inteligente e sustentável, onde escalabilidade e eficiência são palavras-chave.
Em tempos nos quais as empresas e os profissionais precisam fazer mais com menos, a possibilidade de criar um ativo digital que gera receita recorrente sem novos investimentos de tempo representa uma alternativa atraente para quem quer expandir a renda ou até mesmo repensar sua trajetória profissional.
Dominar os fundamentos da saúde financeira deixou de ser tarefa exclusiva de contadores ou CFOs. Empreendedores de qualquer porte e setor precisam ter controle total sobre os números do negócio — e isso exige desenvolver hábitos como os apresentados.
Ciente disso, a EXAME, em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios, lançou o Pré-MBA em Finanças Corporativas — um treinamento criado para quem quer dominar a lógica dos números e utilizá-la como diferencial na trajetória profissional, por R$ 37,00.