Negócios

Este paulista fatura milhões vendendo de casas de 1 euro a mansões na Itália

Douglas Roque, fundador da SonhoIT, criou um modelo de negócios inovador para ajudar brasileiros a adquirir imóveis na Itália, oferecendo suporte completo, da compra à reforma

Douglas Roque, da SonhoIT: meta de ajudar brasileiros a adquirir imóveis na Itália, especialmente em vilarejos históricos que estão perdendo moradores (Divulgação/Divulgação)

Douglas Roque, da SonhoIT: meta de ajudar brasileiros a adquirir imóveis na Itália, especialmente em vilarejos históricos que estão perdendo moradores (Divulgação/Divulgação)

Leo Branco
Leo Branco

Editor de Negócios e Carreira

Publicado em 15 de junho de 2025 às 10h22.

Última atualização em 15 de junho de 2025 às 16h15.

Tudo sobreItália
Saiba mais

A SonhoIT é uma das principais responsáveis por trazer brasileiros para comprar casas em vilarejos italianos, com imóveis que podem ser adquiridos por preços simbólicos, como 1 euro.

Criada por Douglas Roque, um paulista, e Alberto da Lio, um arquiteto italiano, a empresa começou a operar em 2018 e já movimentou mais de 20 milhões de euros em transações imobiliárias.

Agora, está criando uma plataforma online 100% em português e que listará imóveis à venda em cidades italianas — de casas com valor de 1 euro até mansões avaliadas em milhões de euros.

O novo site, previsto para ir ao ar em julho deste ano, deve fazer a SonhoIT faturar 6 milhões de euros neste ano e até 15 milhões de euros em 2026.

O grande objetivo da SonhoIT é ajudar brasileiros a adquirir imóveis na Itália, especialmente em vilarejos históricos que estão perdendo moradores.

O foco da empresa é facilitar esse processo, oferecendo desde a compra do imóvel até a reforma e legalização, além de garantir que os clientes passem por todas as etapas sem complicação.

Vilarejo da Toscana, na Itália: chegada de moradores brasileiros deu nova vida a cidades que perderam população (Divulgação/Divulgação)

A história da SonhoIT

Douglas Roque sempre teve uma ligação forte com a Itália. Depois de viajar para o país em 2018, ele descobriu o projeto das casas de 1 euro, lançado por vilarejos italianos para combater a falta de habitantes.

Percebendo o potencial do mercado, fundou a SonhoIT com Alberto da Lio, um arquiteto que tinha conhecimento técnico e experiência no setor.

Alberto, italiano, é responsável pela parte técnica e urbanística do negócio. Ele cuida de toda a parte de avaliação do imóvel, garantindo que a reforma siga as normas de preservação do patrimônio histórico, uma das principais exigências para esse tipo de projeto.

O modelo de negócios da SonhoIT é simples: ela encontra imóveis em vilarejos italianos, principalmente na Toscana, e ajuda os brasileiros a comprá-los.

A empresa cuida de tudo, desde a busca do imóvel até a finalização da reforma, garantindo que o processo seja o mais tranquilo possível para o comprador.

A SonhoIT também oferece assessoria jurídica, cuidando da parte burocrática e legal para os brasileiros que querem fazer esse investimento na Itália.

Além disso, a SonhoIT trabalha com incentivos fiscais italianos, como o Super Bônus e o Eco Bônus, que ajudam a reduzir os custos das reformas. Tudo isso para garantir que o investidor consiga renovar as casas sem gastar mais do que o planejado.

Em julho de 2025, a SonhoIT vai lançar uma plataforma online dedicada exclusivamente à venda de imóveis italianos para brasileiros.

A plataforma vai facilitar ainda mais o processo de compra de imóveis na Itália, reunindo diversas opções de imóveis – desde as casas de 1 euro até propriedades de luxo.

O portal vai ser uma novidade no mercado brasileiro, já que, até hoje, não existia um site especializado em imóveis italianos com foco no público brasileiro.

A SonhoIT espera que, com a plataforma, consiga fazer entre 1.000 e 1.500 transações no primeiro ano, atingindo uma receita de 6 milhões de euros. A meta da empresa é dobrar esse número até 2026, com o lançamento do aplicativo móvel.

Para garantir o sucesso da plataforma, a SonhoIT já fez parcerias estratégicas com imobiliárias da província de Lucca, como a Select Immobiliare, e obteve exclusividade para vender imóveis em várias regiões.

A empresa também fechou uma parceria com um grande parceiro institucional, que disponibilizou mais de 7.000 imóveis para o lançamento da plataforma. O objetivo é expandir esse portfólio para 80.000 imóveis nas fases seguintes.

O arquiteto Alberto da Lio, da SonhoIT: assessoria para as reformas das residências compradas por brasileiros na Itália (Divulgação/Divulgação)

Mais brasileiros na Itália

A SonhoIT foca em um público específico: brasileiros com ascendência italiana, que somam cerca de 31 milhões de pessoas no Brasil.

A plataforma será voltada para esse grupo, oferecendo um serviço completo: consultoria jurídica, assistência na reforma, e até mesmo ajuda para conseguir visto ou residência.

"Queremos facilitar a vida de quem quer comprar uma casa na Itália, desde a escolha do imóvel até a parte burocrática. Nosso objetivo é que o processo todo seja simples, seguro e direto", afirma Douglas Roque.

Além disso, a empresa também oferece suporte presencial em sua sede, no Palazzo Balduini, em Barga, cidade da província de Lucca, no norte da Toscana.

O impacto da SonhoIT vai além das transações imobiliárias. Ao revitalizar vilarejos históricos, a empresa ajuda a reverter a perda de habitantes e a trazer investimentos para essas regiões.

Em Fabbriche di Vergemoli, também na província de Lucca, um dos primeiros vilarejos onde a SonhoIT vendeu residências, a chegada de brasileiros revitalizou a economia local, com novos moradores contribuindo para o comércio e o turismo.

Além disso, a empresa também trabalha com a promoção de eventos culturais e turísticos nas cidades onde atua, como parte do processo de revitalização da comunidade.

Em Villa Basilica, também na província de Lucca, por exemplo, a SonhoIT foi convidada para gerenciar o programa "Case a 1 Euro", com o objetivo de reabilitar 70 imóveis até 2027.

"Estamos animados com o que vem pela frente. Nossa ideia é tornar a SonhoIT a principal plataforma para brasileiros que querem investir na Itália. Queremos facilitar o processo e, ao mesmo tempo, continuar ajudando a revitalizar vilarejos históricos que tanto precisam de atenção", diz Douglas Roque.

Casa vendida pela SonhoIT: empresa trabalha com incentivos fiscais italianos que reduzem custos das reformas (Divulgação/Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:ItáliaMercado imobiliárioEuro

Mais de Negócios

Ele superou golpe e enchente para erguer um negócio de R$ 30 milhões com riquezas da Amazônia

Ford faz recall de quase 500 mil veículos nos EUA por risco de vazamento de fluido de freio

Fabricante do refrigerante catarinense Max Laranjinha completa 100 anos e amplia linha de bebidas

Quais são os maiores supermercados do Rio de Janeiro? Veja quanto eles faturam