Negócios

Executivo da Alibaba defende estrutura operacional

Vice-presidente Joe Tsai chamou a estrutura da companhia de "corpo vivo", no qual grupo executivos tomam todas as decisões operacionais-chave

Alibaba Group (Nelson Ching/Bloomberg)

Alibaba Group (Nelson Ching/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2013 às 14h43.

Um executivo sênior do Alibaba Group defendeu a estrutura corporativa incomum da empresa chinesa de e-commerce nesta quinta-feira, um ponto-chave da disputa com a bolsa de Hong Kong que teria levado a companhia a considerar a estreia nos Estados Unidos.

O vice-presidente Joe Tsai chamou a estrutura do Alibaba de "corpo vivo", no qual um grupo de executivos tomam todas as decisões operacionais-chave, com o objetivo de preservar a cultura da empresa.

O Alibaba, que se prepara para a mais esperada estreia no mercado acionário do segmento de Internet desde a oferta do Facebook, suspendeu as negociações com Hong Kong depois que reguladores da bolsa se recusaram a permitir que a companhia mantenha sua estrutura de controle de 28 sócios.

A empresa agora planeja fazer sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, disseram fontes à Reuters.

"Entendemos que Hong Kong não pode querer mudar a tradição de uma empresa, mas acreditamos firmemente que Hong Kong deve considerar o que precisamos, a fim de se adaptar a novas tendências e mudanças", escreveu Tsai, que também é co-fundador, nos primeiros comentários públicos da empresa desde que surgiram notícias de que tinha decidido ir à bolsa nos Estados Unidos em vez de Hong Kong.

Acompanhe tudo sobre:Empresase-commercegestao-de-negociosAlibabaEmpresas chinesasJack Ma

Mais de Negócios

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões

Começou sem capital e manteve a equipe intacta — hoje lidera uma gigante de US$ 17 bi