Negócios

Ford: trabalhadores protestam para reverter fechamento de fábrica no ABC

"Nosso objetivo é apresentar propostas mostrando que essa fábrica é viável e reverter a decisão de fechamento", disse o sindicalista Wagner Santana

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Firmino de Santana, dá entrevista após ser recebido pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Firmino de Santana, dá entrevista após ser recebido pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 11h51.

Última atualização em 26 de fevereiro de 2019 às 11h53.

São Paulo - Após assembleia na porta da fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, sob forte chuva, trabalhadores da Ford realizam na manhã desta terça-feira, 26, uma passeata até a prefeitura da cidade. O objetivo é mostrar à população o que está ocorrendo após o anúncio da empresa, há uma semana, de fechar a fábrica.

O presidente do sindicato dos metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, disse que a direção mundial da Ford confirmou nesta terça-feira um encontro com dirigentes sindicais no dia 7 de março, nos Estados Unidos. "Nosso objetivo é apresentar propostas mostrando que essa fábrica é viável e reverter a decisão de fechamento."

Santana afirmou que, até o dia 7 serão realizados vários protestos. O sindicato também inicia nas redes sociais uma campanha para que ninguém compre carros da marca até que essa situação seja resolvida.

Há uma semana, a Ford comunicou aos funcionários que vai fechar a fábrica de São Bernardo ao longo deste ano. Com 52 anos de operações, a unidade produz apenas caminhões e o modelo Fiesta, e opera com menos de 20% de sua capacidade produtiva.

O grupo decidiu abandonar o mercado de caminhões, produzidos apenas no Brasil, e o Fiesta, lançado em 2013, vai sair de linha.

A empresa vai concentrar a produção na fábrica de Camaçari, na Bahia, onde produz os modelos Ka e EcoSport, os mais vendidos da marca. Também tem uma unidade de motores em Taubaté.

Acompanhe tudo sobre:FordSão Bernardo do Campo (SP)São Paulo capital

Mais de Negócios

CEO da Hermès diz que fica triste por ver bolsas Birkins da grife na vitrine de revendedores

Negócios em Expansão 2025: conheça as empresas selecionadas e assista ao evento

Negócios em Expansão 2025: conheça destaques da categoria especial Senior Sistemas

Aos 42 anos, esse CEO transforma hobby de infância em negócio de US$ 50 milhões