Negócios

Ford transfere produção do Focus do México para a China

O movimento sugere que a China poderia desempenhar um papel muito maior na futura produção de veículos para a América do Norte

Ford: a decisão também sinaliza uma mudança na estratégia da Ford (Carlos Jasso/Reuters)

Ford: a decisão também sinaliza uma mudança na estratégia da Ford (Carlos Jasso/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 20 de junho de 2017 às 18h45.

Detroit/Washington - A Ford Motor Co disse na terça-feira que vai transferir parte da produção do Focus para a China e importar os veículos para os Estados Unidos, em uma aposta de longo prazo em preços baixos do petróleo e relações comerciais estáveis entre os EUA e China, apesar das recentes tensões.

O movimento sugere que a China poderia desempenhar um papel muito maior na futura produção de veículos para a América do Norte, talvez eclipsando o México como uma fonte de produção de baixo custo.

A Ford pintou a mudança de produção do México para a China, prevista para meados de 2019, como um movimento puramente financeiro que gerará uma poupança de 500 milhões de dólares em custos.

Mas a Ford também espera enviar cerca de 80 mil veículos para a China este ano, incluindo o Lincoln Navigator redesenhado que entrará em produção neste outono na fábrica de caminhões Ford no Estado do Kentucky.

A decisão da Ford de importar seus primeiros veículos da China também é a primeira importante decisão de investimento em fabricação feita pelo novo presidente-executivo, Jim Hackett, que sucedeu Mark Fields em maio.

A discussão sobre a mudança de produção de carros pequenos do México para a China começou "alguns meses atrás" sob Fields, disse Joe Hinrichs, presidente de operações globais.

A decisão também sinaliza uma mudança na estratégia da Ford, que está respondendo à diminuição da demanda de consumidores dos EUA por carros pequenos em favor de caminhões e SUVs mais caros e lucrativos.

Em janeiro, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, criticou a Ford por repassar a fabricação de automóveis pequenos ao México, a Ford disse que desistiria dos planos de construir uma planta para o Focus no valor de 1,8 bilhão de dólares em San Luis Potosi e, em vez disso, iria produzir o novo Focus em uma fábrica existente em Hermosillo.

"A decisão da Ford mostra o quanto as empresas multinacionais são flexíveis em termos geográficos", disse o secretário de Comércio Wilbur Ross em um comunicado.

As vendas do Focus nos Estados Unidos caíram 22 por cento este ano, já que os baixos preços da gasolina ajudaram a estimular a compra de veículos maiores.

A pick-up da série F da Ford continua a ser o veículo mais vendido nos EUA por uma ampla margem.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)CarrosFordChinaConsumidoresMéxico

Mais de Negócios

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC