Negócios

Francesa Total compra 17% da americana Amyris

Ribeirão Preto, São Paulo - A companhia francesa de petróleo, gás e produtos químicos Total adquiriu 17% da participação da Amyris Inc., firmando uma parceria estratégica com a empresa norte-americana de biotecnologia sintética. O objetivo do negócio é desenvolver materiais químicos e combustíveis baseados em biomassa, em especial cana-de-açúcar, segundo comunicado conjunto divulgado hoje pelas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Ribeirão Preto, São Paulo - A companhia francesa de petróleo, gás e produtos químicos Total adquiriu 17% da participação da Amyris Inc., firmando uma parceria estratégica com a empresa norte-americana de biotecnologia sintética. O objetivo do negócio é desenvolver materiais químicos e combustíveis baseados em biomassa, em especial cana-de-açúcar, segundo comunicado conjunto divulgado hoje pelas empresas. O anúncio ocorre um dia após a Amyris Brasil anunciar a formalização de joint venture (associação) com o Grupo Cosan para desenvolver, produzir e comercializar produtos químicos renováveis para aplicações industriais e automotivas.

Segundo as companhias, além da participação acionária na Amyris, a Total terá o direito de nomear um membro do conselho diretor da empresa. Os valores do acordo não foram divulgados. "Sob os termos do acordo de colaboração, as equipes de pesquisa e desenvolvimento da Total e da Amyris vão trabalhar juntas no desenvolvimento de novos produtos e na criação de meios biológicos para produzir e comercializar materiais químicos e combustíveis renováveis", informou o documento.

O Brasil, onde a Amyris tem ainda uma parceria com o Grupo São Martinho para a construção de uma unidade industrial, fará parte do acordo. "A parceria combina a plataforma de biologia sintética industrial da Amyris e sua emergente capacidade brasileira de produção com o know-how tecnológico (...) e o acesso a mercados da Total".

"A biotecnologia oferece novas perspectivas sobre a conversão de biomassa em moléculas para biocombustíveis e química verde", informou Philippe Boisseau, presidente da Total Gas & Power. "A Amyris é uma das empresas mais promissoras no emergente campo da biotecnologia e sua plataforma de tecnologia é um potente acelerador do desenvolvimento de rotas de produção industrial para muitos dos nossos mercados", completou.

John Melo, diretor geral da Amyris, considerou que as parcerias obtidas tornaram a companhia "um fabricante integrado de produtos renováveis que reúne tecnologia, produção e comercialização". "Agora, com a Total, temos um poderoso aliado para nos ajudar a dar grande escala e expandir nossos horizontes para novos produtos e novas tecnologias."

Acompanhe tudo sobre:Fusões e AquisiçõesBiotecnologiaacordos-empresariaisJoint-ventures

Mais de Negócios

Nordeste cresce acima da média nacional e é motor da sustentabilidade, diz presidente do BNB

Uma das maiores venture builders da América Latina quer investir em rejeitados do ‘Shark Tank’

Quais são as 10 empresas do varejo brasileiro que mais cresceram em 2024? Veja quanto elas faturam

As 10 varejistas com o maior número de empregados no Brasil