Negócios

GM, Ford e Toyota criam consórcio para alavancar carros autônomos

Desenvolvimento de padrões de segurança deve ajudar regulamentação de carros autônomos

Frota de carros autônomos Ford Fusion da Uber é mostrada durante uma demonstração de tecnologia automotiva autônoma em Pittsburgh (Arquivo) (Aaron Josefczyk/Reuters)

Frota de carros autônomos Ford Fusion da Uber é mostrada durante uma demonstração de tecnologia automotiva autônoma em Pittsburgh (Arquivo) (Aaron Josefczyk/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de abril de 2019 às 11h36.

Última atualização em 3 de abril de 2019 às 11h38.

Reuters — Três grandes montadoras afirmaram nesta quarta-feira, 3, que estão formando um consórcio para ajudar a elaborar padrões de segurança para carros autônomos que poderiam ajudar a criar regulamentações nos Estados Unidos.

A General Motors, a Ford e a Toyotadisseram emitiram um comunicado dizendo que elas estavam unindo forças com o grupo de engenharia de automóveis SAE Internacional para estabelecer "princípios de orientação de segurança para ajudar a informar desenvolvimento de padrões" para veículos autônomos.

O grupo também "trabalhará para avançar com segurança nos testes, desenvolvimento pré-competitivo e implantação", acrescentaram.

Reguladores nos EUA têm lutado para regulamentar carros autônomos, com outros países observando atentamente para ver como a implementação da tecnologia emergente irá se desenrolar.

O novo grupo, apelidado de Consórcio de Segurança do Veículo Autônomo, começará decidindo prioridades, com foco no compartilhamento de dados, interação de veículos com outros usuários da estrada e diretrizes de teste seguras.

Randy Visintainer, diretor de tecnologia da unidade de Veículos Autônomos da Ford, disse que o objetivo é trabalhar com empresas e governos "para agilizar o desenvolvimento de padrões que podem levar à criação de regras".

Acompanhe tudo sobre:CarrosFordToyotaGM – General MotorsRegulamentaçãoCarros autônomos

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife