Negócios

GM vê equilíbrio financeiro na Europa no meio da década

Empresa tem como meta a recuperação das deficitárias operações europeias a níveis de equilíbrio até o meio da década


	Linha de montagem do Celta da GM
 (Divulgação/GM)

Linha de montagem do Celta da GM (Divulgação/GM)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2012 às 11h54.

Detroit - A General Motors apresentou nesta quarta-feira lucro bem acima do esperado para o terceiro trimestre e afirmou ter como meta a recuperação das deficitárias operações europeias a níveis de equilíbrio até o meio da década.

"Ainda temos muito trabalho a fazer, principalmente na Europa", disse o vice-presidente financeiro da GM, Dan Ammann, em comunicado.

A montadora teve lucro líquido atribuível a acionistas de 1,48 bilhão de dólares, ou 0,89 dólar por ação, no terceiro trimestre, contra 1,74 bilhão, ou 1,03 dólar por papel, um ano antes.

Excluindo itens extraordinários, o lucro foi de 0,93 dólar por ação, superando a previsão média de analistas de 0,60 dólar, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S. Os lucros da companhia na América do Norte e no exterior foram acima das expectativas.

A receita subiu para 37,6 bilhões de dólares, contra 36,7 bilhões de dólares um ano antes. Analistas esperavam uma receita de 35,7 bilhões de dólares.

A GM afirmou que espera um prejuízo operacional para todo o ano entre 1,5 bilhão e 1,8 bilhão de dólares na Europa. Em 2011, a montadora perdeu 747 milhões de dólares na região.

A montadora vê a economia europeia entre estável e com leve deterioração. "Nós não estamos apostando em uma grande reviravolta neste momento", disse Ammann durante teleconferência.

A Opel, unidade da GM na Alemanha, tem sido um peso nos resultados da companhia, levando a montadora a pressionar por mudanças na divisão europeia, que perdeu um total de 16 bilhões de dólares nos últimos 12 anos.

No terceiro trimestre, a GM Europe registrou um prejuízo operacional de 478 milhões de dólares, em linha com as expectativas de analistas.

Para o quarto trimestre, a GM espera lucros operacionais semelhantes ou um pouco melhores que os de igual etapa do ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústrias em geralEmpresas americanasLucroAutoindústriaMontadorasGM – General MotorsIndústriaBalanços

Mais de Negócios

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda