Negócios

Google está próximo de acordo com UE sobre investigação

Acordo significa que companhia irá escapar de uma possível multa de até 5 bilhões de dólares, ou 10% de sua receita em 2012


	Google: acordo inclui compromissos sobre como trata concorrentes e como usará o conteúdo de outros provedores no futuro
 (Getty Images)

Google: acordo inclui compromissos sobre como trata concorrentes e como usará o conteúdo de outros provedores no futuro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2014 às 15h26.

Bruxelas - O Google e reguladores da União Europeia estão perto de chegar a um acordo sobre uma investigação antitruste de três anos com concessões "muito melhores" para acalmar preocupação sobre bloquear rivais, como a Microsoft de resultados de busca de Internet, disseram duas fontes nesta quarta-feira.

Um acordo sob as regras antitruste da Comissão Europeia significa que o Google irá escapar de uma possível multa de até 5 bilhões de dólares, ou 10 por cento de sua receita em 2012.

A maior ferramenta de busca da Internet e a Comissão Europeia estão próximas de um acordo e uma decisão é esperada nos próximos dias ou no máximo em duas semanas, disse à Reuters uma autoridade sênior da União Europeia.

Uma segunda pessoa familiar ao assunto confirmou o provável acordo.

A autoridade disse que a mais recente proposta do Google, a terceira depois que o comissário de competição da União Europeia, Joaquin Almunia, rejeitou uma oferta anterior como inaceitável, estava "muito melhor".

O acordo inclui compromissos do Google sobre como trata concorrentes e como usará o conteúdo de outros provedores no futuro.

A Comissão tem dito que o Google pode ter favorecido seus próprios produtos e serviços em resultados de buscas em detrimento dos concorrentes.

Os reguladores da União Europeia não vão buscar o feedback dos 125 concorrentes, incluindo Microsoft e outros, que comentaram sobre as propostas anteriores do Google, já que eles têm uma idéia clara do seu pensamento após os dois últimos testes de mercado, disse o funcionário.

Almunia e o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, que estavam em Davos para o Fórum Econômico Mundial, na semana passada, estão em contato permanente, disse.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleRegulamentaçãoTecnologia da informaçãoUnião Europeia

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares