Negócios

Google será atingido por uma terceira multa antitruste da UE

Segundo uma fonte ouvida pela Reuters, multa deve ser muito menor que as anteriores

Google: empresa está próxima de ser atingida por uma terceira multa antitruste da UE na próxima semana (Stephen Lam/Reuters)

Google: empresa está próxima de ser atingida por uma terceira multa antitruste da UE na próxima semana (Stephen Lam/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de março de 2019 às 14h50.

Bruxelas - O Google está próximo de ser atingido por uma terceira multa antitruste da UE na próxima semana, relacionada ao serviço de publicidade AdSense, disse nesta sexta-feira (15), uma pessoa familiarizada com o assunto. Mas desta vez a multa deve ser muito menor que as anteriores.

Em 2016, a Comissão Europeia abriu um terceiro caso contra o mecanismo de busca mais popular do mundo ao acusar o Google de impedir que terceiros usem o AdSense para exibir anúncios de busca de concorrentes do Google.

A empresa afirmou que o Google, que na época detinha 80 por cento do mercado europeu de intermediação de anúncios de busca, manteve suas práticas anticompetitivas por uma década.

Em resposta, o Google alterou as condições em seus contratos do AdSense com terceiros, dando a eles mais espaço para exibir anúncios de concorrentes.

A Comissária Européia de Concorrência, Margrethe Vestager, disse no início deste mês que está finalizando o caso.

A Comissão se recusou a comentar o momento da decisão sobre o AdSense. O Google não respondeu imediatamente a uma solicitação de comentário.

 

Acompanhe tudo sobre:GoogleUnião Europeia

Mais de Negócios

O executivo que trocou a estabilidade por uma empresa pequena — e fez ela crescer 2.233%

O bilionário do SharkTank que responde mil e-mails assim que acorda e leva a filha para a escola

Como a Stihl enfrenta tarifas nos EUA, concorrência chinesa e a transição para baterias

Mulher de 41 anos abriu negócio que rende US$ 600 mil por ano: 'É a melhor forma de ganhar dinheiro'