Negócios

Governo acredita que pelo menos dois consórcios devem disputar Belo Monte

Brasília – O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, Mauricio Tolmasquim, acredita que pelo menos dois consórcios devem participar do leilão para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). "Estamos na esperança que haja dois consórcios, mas ninguém pode garantir isso, só […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília – O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, Mauricio Tolmasquim, acredita que pelo menos dois consórcios devem participar do leilão para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). "Estamos na esperança que haja dois consórcios, mas ninguém pode garantir isso, só na hora do depósito das garantias é que se poderá ter certeza".

Tolmasquim disse que várias pequenas empresas se inscreveram para o leilão, mas não divulgou o nome delas. “Essas empresas entraram com a ideia de poder se juntar a algum grupo. A ideia é ver se todas elas formam um único grupo”. Para ele, todas as empresas devem participar do leilão em parceria com a Eletrobras. "É um empreendimento muito grande, e a participação da Eletrobras ajuda a formar o capital necessário".

O prazo da chamada pública da Eletrobras para as empresas interessadas terminou ontem, e a inscrição dos consórcios deverá ser feita até a próxima quarta-feira. Até agora, só um consórcio, formado pela mineradora Vale, a Andrade Gutierrez Participações, Neoenergia Investimentos e Votorantim Energia, confirmou a intenção de participar do leilão.

O presidente da EPE garantiu que, mesmo no caso de não haver o leilão, o preço do megawatt-hora da usina continua sendo competitivo. O edital do leilão estabeleceu que o preço máximo cobrado será de R$ 83 por megawatt-hora. "Saindo a usina a esse preço podemos dizer que é uma vitória, é um preço muito mais baixo que se tem contratado energia".

"Isso é importante ficar claro em alto e bom som, nós faremos Belo Monte, entre ou não entrem (empresas)", disse Lula a jornalistas após evento no Itamaraty. "Nós vamos fazer o leilão, nós esperamos 4, 5 ou mais grupos", disse otimista.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaHidrelétricasLeilõesUsinas

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares