Negócios

Grupo Boticário vende uma de suas empresas para gestora Cleam Capital

Empresa de tecnologia foi comprada pelo Grupo Boticário em 2021 para acelerar o desenvolvimento de sistemas de gestão para o varejo

Grupo Boticário: "Essa movimentação busca maior eficiência e produtividade para sustentar um crescimento contínuo" (Leandro Fonseca/Exame)

Grupo Boticário: "Essa movimentação busca maior eficiência e produtividade para sustentar um crescimento contínuo" (Leandro Fonseca/Exame)

Isabela Rovaroto
Isabela Rovaroto

Repórter de Negócios

Publicado em 19 de março de 2025 às 16h17.

O Grupo Boticário, proprietário de marcas como O Boticário, Quem Disse, Berenice? e Eudora, anunciou nesta quarta-feira, 19, a venda da empresa de tecnologia Casa Magalhães para a gestora Cleam Capital. O valor da transação não foi divulgado.

Segundo o comunicado, o Grupo Boticário se desfaz da operação voltada ao atendimento de varejistas regionais, especialmente no setor alimentar, como supermercados, padarias e mercados. A operação destinada aos franqueados será mantida e absorvida pela área de tecnologia da companhia.

A Casa Magalhães foi adquirida pelo Grupo Boticário em 2021 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento interno de sistemas de gestão voltados para o varejo. "Essa movimentação está alinhada à estratégia da companhia de integrar e fortalecer seu ecossistema de beleza, buscando maior eficiência e produtividade para sustentar um crescimento contínuo", informou o grupo.

A Cleam Capital é um family office brasileiro conhecido por suas aquisições estratégicas nos setores de monitoramento logístico e telemetria. Em 2019, a gestora adquiriu a Omnilink, empresa de tecnologia para o transporte rodoviário de cargas.

A história da Casa Magalhães

Fundada em 1966 por José Magalhães no Centro de Fortaleza, a Casa Magalhães começou com a revenda e manutenção de equipamentos de automação para o varejo. Com o tempo, a empresa expandiu seu portfólio para incluir sistemas de gestão e soluções tecnológicas para o setor, tornando-se referência em inovação.

Em 2004, a companhia inaugurou uma filial em São Paulo, ampliando sua atuação para todo o Brasil. Especializada em soluções para diversos segmentos do varejo, como supermercados, padarias e restaurantes, a Casa Magalhães se consolidou como um player relevante no mercado de automação comercial, atendendo mais de 18 mil clientes.

Antes de ser adquirida pelo Grupo Boticário, a empresa já era reconhecida pela sua expertise em soluções tecnológicas para o varejo. Após a aquisição, manteve sua estrutura e executivos, alinhando-se à estratégia do grupo para continuar sua evolução no setor.

Acompanhe tudo sobre:BoticárioFusões e Aquisições

Mais de Negócios

'Nosso maior desafio é o mercado ilegal de combustíveis', diz presidente da Ipiranga

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões