Negócios

Grupo colombiano vence leilão de privatização da CTEEP

Controle da companhia foi vendido por 1,193 bilhão de reais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2011 às 17h51.

A Interconexión Eléctrica S/A foi a vencedora do leilão de privatização da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), realizado nesta quarta-feira (28/6) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A companhia colombiana arrematou os 31,342 bilhões de ações ordinárias colocados à venda com um lance de 1,193 bilhão de reais.

O lote negociado representa 50,1% das ações ordinárias (que dão direito a voto) da companhia, antes detidas pelo governo do Estado de São Paulo. A oferta vencedora propôs um ágio de 57,89% sobre o preço mínimo do leilão, 775 milhões de reais. Apesar de seis grupos terem mostrado interesse na compra da CTEEP, apenas um disputou o lote de ações com a Interconexión Eléctrica: a Terna Participações, que ofereceu um lance de 1,055 bilhão de reais.

Surgida da cisão da Companhia Energética de São Paulo (CESP), a CTEEP começou a operar em 1999. Em 2001, incorporou a Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica (EPTE). Com a venda das ações da companhia, o governo de São Paulo pretende usar o dinheiro arrecadado para capitalizar a CESP, que permanece sob controle estatal.

No primeiro trimestre de 2006, a CTEEP registrou lucro de 82,818 milhões de reais, levemente inferior ao registrado no mesmo período de 2005, 83,078 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEnergia elétricaServiçosEnergiaFusões e AquisiçõesCTEEP

Mais de Negócios

Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam