Relatório da OMC prevê ainda alta de até 13% no PIB mundial, mas alerta para riscos de desigualdade sem políticas inclusivas (Getty Images). (Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 24 de setembro de 2025 às 13h16.
A inteligência artificial pode impulsionar o comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, além de elevar o PIB mundial em 12% a 13%, de acordo com o Relatório de Comércio Mundial divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
O estudo aponta que a redução de custos e os ganhos de produtividade associados à tecnologia podem gerar avanços de 34% a 37% no comércio, remodelando o futuro da economia global. Segundo Johanna Hill, vice-diretora-geral da OMC, “a IA pode ser um ponto positivo para o comércio em um ambiente cada vez mais complexo”.
O documento, no entanto, também alerta para riscos de desigualdade se não houver políticas inclusivas. Entre os benefícios previstos, estão reduções de custos em logística, conformidade regulatória e comunicações.
Tecnologias de tradução baseadas em IA, por exemplo, podem facilitar a expansão de pequenos produtores e varejistas para mercados internacionais. Nesse sentido, a educação em IA também é outra vantagem competitiva para pequenas empresas, como apontou o vice-presidente da Câmara de Comércio dos EUA.
O relatório foi divulgado em meio a um cenário turbulento para o comércio global, marcado por tarifas impostas pelo governo de Donald Trump, que pressionam as regras multilaterais administradas pela OMC em Genebra.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.