Negócios

Iguatemi compra parte da Previ em shopping do Rio

Aquisição faz parte da estratégia de elevar faturamento, sem aumentar despesas administrativas, diz a administradora de shopping centers

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2011 às 17h27.

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC) anunciou, nesta terça-feira (10/4), que comprou a participação de 30% que a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, possuía no Shopping Center Iguatemi Rio. Com a transação, a administradora passa a deter 58% do empreendimento. O valor do negócio não foi divulgado por "motivos estratégicos", segundo a IESC.

Esta é a segunda transação anunciada pela IESC desde que abriu seu capital, no início de março, e captou 548,677 milhões de reais por meio de distribuição primária de ações ordinárias. No final de março, a empresa já havia divulgado um acordo com a WTorre para a construção e administração de um shopping center em um prédio da Marginal Pinheiros, em São Paulo, que seria ocupado originalmente pela Eletropaulo. O projeto é estimado em 200 milhões de reais, conta que os parceiros dividirão meio a meio.

De acordo com nota ao mercado divulgada hoje, a aquisição da parte da Previ no Shopping Center Iguatemi Rio faz parte da estratégia da IESC de aumentar a receita da companhia, sem elevar os custos de administração do negócio.

O shopping foi inaugurado em 1996, na Tijuca, bairro de alto poder aquisitivo da capital fluminense. O empreendimento conta com 24.194 metros quadrados de área bruta locável, distribuídos entre 219 lojas. Cerca de um milhão de pessoas circulam pelo local por mês.

O IESC detém participação em nove centros de compra, sendo oito em operação e um em construção. Em 2005 (últimos dados disponíveis), o faturamento conjunto das lojas instaladas em empreendimentos administrados ou controlados pela empresa somou 3 bilhões de reais. A companhia pertence à La Fonte Participações, holding da família Jereissati, que também atua em áreas como telecomunicações, serviços e alimentos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasShopping centersComércioVarejoRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisIguatemi

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife