Negócios

Indonésia pode cobrar US$ 400 milhões em impostos do Google

O Google pode ter que pagar US$ 400 milhões referentes apenas aos impostos atrasados do ano passado


	Google: governo da Indonésia avalia que empresa pagou menos de 0,1% do imposto que devia no ano passado
 (Damien Meyer//AFP)

Google: governo da Indonésia avalia que empresa pagou menos de 0,1% do imposto que devia no ano passado (Damien Meyer//AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2016 às 11h28.

Jacarta - A Indonésia planeja cobrar da Alphabet, controladora do Google, cinco anos de impostos atrasados e a companhia poderá enfrentar uma conta de mais de 400 milhões de dólares apenas de 2015 se o governo determinar que a empresa evadiu impostos, afirmou uma autoridade sênior do país à Reuters.

Muhammad Hanif, diretor da área de casos especiais da agência tributária do país, disse ao comentar investigações sobre as operações indonésias do Google nesta segunda-feira.

A agência avalia que a PT Google Indonesia pagou menos de 0,1 por cento do total da receita e impostos por valor adicionado que devia no ano passado.

A maior parte da receita gerada na Indonésia é registrada na sede do Google para Ásia-Pacífico localizada em Cingapura. Representantes da Google Asia Pacific rejeitaram uma auditoria em junho, fazendo a agência tributária transformar o caso em um processo criminal, disse Hanif.

"O argumento do Google é que eles apenas fizeram planejamento tributário", disse Hanif. "Planejamento tributário é legal, mas planejamento tributário agressivo, até o ponto em que o país onde a receita é gerada não recebe nada, é ilegal."

O Google na Indonésia reafirmou comunicado da semana passada em que disse que coopera com autoridades locais e que tem pago todos os impostos cabíveis.

Hanif estimou a conta de impostos de 2015 devidos pelo Google, incluindo multas, como sendo de 5,5 trilhões de rúpias (418 milhões de dólares). Ele não deu estimativa para o período de cinco anos.

A agência tributária também está planejando buscar impostos atrasados de outras companhias que entregam conteúdo pela Internet na Indonésia, disse Hanif.

A receita total com publicidade pela indústria é estimada em 830 milhões de dólares por ano, com Google e Facebook sendo responsáveis por cerca de 70 por cento desse valor, afirmou Hanif.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleÁsiaTecnologia da informaçãoIndonésiaImpostosLeão

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente