Negócios

Itaú e BNDES oferecerão linha de crédito para Mercosul

Argentina será o primeiro país a ter acesso ao financiamento para compra de maquinários produzidos no Brasil

Itaú: instituição será a primeira a oferecer o produto do banco de fomento (.)

Itaú: instituição será a primeira a oferecer o produto do banco de fomento (.)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

São Paulo - O Itaú assinou parceria com o BNDES para a criação de uma linha de crédito com o objetivo de fomentar as exportações brasileiras para os países do Mercosul. A iniciativa faz parte da estratégia do banco privado de fortalecer sua presença na América Latina.

A instituição será a primeira a oferecer o produto do banco de fomento. O projeto começa com a Argentina e a intenção é expandir o crédito para países da região onde o Itaú já atua: Chile, Paraguai e Uruguai.

O projeto visa estimular a venda de bens de capital produzidos no Brasil para países da América do Sul, alavancando a demanda por produtos nacionais de valor agregado.

"Queremos expandir o crédito, e consequentemente a troca comercial entre as indústrias brasileiras e os países em que o Itaú está presente", afirmou Ricardo Marino, vice-presidente de Unidades Externas do Itaú Unibanco. "Nossa experiência na América Latina, sobretudo no mercado de pequenas e médias empresas, foi fundamental para o desenvolvimento do produto junto do BNDES".

A linha de crédito será válida para a aquisição de produtos voltados à indústria, construção civil e infraestrutura. As taxas de juros e dos prazos de pagamento serão determinadas de acordo com as condições de cada país.

As regras do programa foram baseadas nas normas do BNDES Exim Pós-embarque, linha de crédito do BNDES voltada ao financiamento da comercialização de bens de capital da indústria brasileira no exterior.
 

Leia mais sobre o Itaú e o BNDES.

Acompanhe as notícias de negócios no Twitter.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasBancosItaúFinançasBNDESsetor-financeiro

Mais de Negócios

Melhores e Maiores 2025: o mais reconhecido prêmio da economia brasileira acontece hoje

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China